Por: Carlos Lima (*)

Paracatu (05/12/2020) – O Arquivo Público de Paracatu recebeu no último dia (13), sob a forma de doação , o acervo audiovisual da Fundação Comunitária e Educativa de Paracatu (antiga TVP, hoje TV Minas Brasil Canal 18.1 Digital, afiliada Rede Minas na cidade), com aproximadamente 2500 fitas VHS para higienização,  preservação,  catálogação, estudo, divulgação e outras ações que forem necessárias e possíveis,  como a sua futura conversão para o formato digital. 

Fita VHS com conteúdo imagético de 1996 do programa Jornal da Cidade, da antiga TVP.

O rico acervo de imagens em movimento, com período de 1994 a 2010, contempla farto registro jornalístico, a exemplo do tradicional programa Olho Vivo, apresentado pelo saudoso Ed Guimarães e o TVP Nótícias, ancorado pela jornalista Eucária Birro. Encontra-se ainda entre o material a gravação de um importante chá de memória realizado no Museu Histórico Municipal, em 2002, e as imagens do vespertino Jornal da Cidade, que permanece no ar até aos dias de hoje, na grade da atual emissora.

Parte do vasto acervo audiovisual da antiga TV Paracatu, doado para o Arquivo Público Municipal.

Embora parte dos filmes esteja notadamente com a presença de fungos (môfo) e poeira, será avaliada a possibilidade de remoção cautelosa desses agentes degradantes e a sua preservação como fonte de consulta para a pesquisa histórica e outras demandas por parte da comunidade interessada.

Colaboradoras higienizam o acervo recém doado para a instituição arquivística.

O recebimento da doação justificou-se principalmente pelo fato de o conteúdo do acervo significar relevante interesse público, e como tal, tornar-se incorporado, desde a data da assinatura do termo nº 002/2020 pelo representante legal da Fundação Comunitária e Educativa de Paracatu. Sr. Claudiney Alves Maia, ao repositório de arquivos especiais do Arquivo Público Municipal.

O âncora do programa Olho Vivo da TVP, Ed Guimarães (in memoriam), na década de 90.

(*) Carlos Lima é graduado em Arquivologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBa), é Pós-Graduado em Oracle, Java e Gerência de Projeto e é personalorganizer. Elaborou este artigo a partir de suas pesquisas nos fundos documentais do Arquivo Público de Paracatu – MG.