Guanambi, na Bahia, dá exemplo de como o verde favorece no controle do clima

Por Carlos Lima (*)

Cidade localizada a 796 Km de Salvador e pertencente à Região Sudoeste da Bahia, Guanambi possui 79.886 habitantes (Fonte: IBGE, 2009), seu clima é semi-árido e registra temperatura média anual de 22°C (Fonte: Wikipedia), o que dentre outros fatores influencia às autoridades e à população a preservarem e a ampliarem a arborização do município.

Ao trafegar pela cidade, nota-se que é raro não ver pelo menos uma árvore plantada nas ruas. Isto garantiu a Guanambi o título emitido por um instituto carioca (nome não divulgado), de cidade mais verde da Bahia e também a 4ª cidade mais verde do Brasil, conforme reportagem exibida em setembro de 2009 pelo canal de televisão Globo News (assista ao vídeo logo abaixo). A paixão pelo verde é tamanha que muitas árvores permanecem até mesmo às margens das vias públicas e para serem podadas é obrigatória a autorização por parte da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Com elevadas temperaturas anuais e com uma sensação, às vezes, de abafamento, cuidar do patrimônio ambiental, especificamente de suas matas, árvores, lagos, córregos e rio, tornou-se uma preocupação de todo o povo: “Plantar árvores na frente de casa é uma questão de tradição aqui em Guanambi”, afirma a pedagoga e servidora pública Lília Gomes, para quem um pomar no quintal de casa representa uma riqueza inestimável.

Uma das iniciativas da Prefeitura que ganhou destaque em toda a região, foi a construção do Parque Municipal, que além de permitir o melhor aproveitamento do córrego ali existente com a implantação de uma pequena barragem, possibilitou a prática de exercícios físicos como caminhadas e ciclismo na pista asfaltada em redor do lago.

Se de um lado está o orgulho por uma cidade bela em função de suas praças, sua organização, suas flora e fauna, do outro está a qualidade do clima local, graças ao papel desempenhado pelas árvores, que reduzem a temperatura da superfície e do ar por meio da evapotranspiração (combinação da evaporação e da transpiração), e que diminuem ou removem partículas de poluentes do meio ambiente.

Paracatu, com temperatura média anual de 24,4°C (Fonte: Site Brasil Channel), é uma cidade que carece de mais arborização em seu meio urbano. O estímulo ao plantio de árvores e o controle de suas podas, e na pior das hipóteses, de suas derrubadas, devem ser amplamente exercidos pelas autoridades competentes e apoiados por toda a população.

Guanambi fica a 846 Km de Paracatu e o percurso até lá pode ser feito pelas BR 040(sentido João Pinheiro-MG), seguindo-se pela BR 365 até Montes Claros-MG, depois deve-se seguir pela BR 122 no sentido Janaúba-MG.

(*) Carlos Lima é graduado em Arquivologia pela Universidade Federal da Bahia, é Coordenador do Arquivo Público Municipal de Paracatu e é natural de Guanambi-BA.

 

 

 

 

 

 


 

Assista ao vídeo clicando na imagem acima.

Imagem reproduzida a partir do vídeo da Globo News

 

Anúncios

Uma resposta

  1. MUITO BOA A MATÉRIA E TAMBÉM REAL GUANAMBI, É EXTREMAMENTE ARBORIZADA
    MORO EM UMA RUA QUE PARECE MAIS UMA FLORESTA DEVE TER EM MEDIA UNS 30 PÉS DE PLANTA, ENTRE PÉ DE NIN, MANGA, OITI, ENFIM E MUITA ÁRVORE.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: