Educação Patrimonial traz alunos do CVT ao Arquivo Público de Paracatu

Por Carlos Lima (*)

Acesso aos bens culturais e à informação, desenvolvimento de uma consciência coletiva acerca da importância da preservação do patrimônio histórico, formação de agentes co-responsáveis pela valorização e divulgação do patrimônio cultural são algumas das definições para o que se conhece como educação patrimonial, que em Paracatu tem proporcionado à comunidade o conhecimento e a prática desse importante conceito.

E como parte das ações destinadas à promoção da educação patrimonial, estiveram nesta sexta-feira (19) no Arquivo Público Municipal para uma visita orientada, cerca de 50 alunos dos cursos de vendas e de reposição de estoque do Centro Vocacional Tecnológico (CVT-Paracatu), que foram acompanhados pelos membros do COMPHAP (Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Artístico de Paracatu), Alexandre Gama, Rôse Cardoso e Jane Chagas.

A apresentação da instituição, de seus acervos, laboratórios e de sua função para com a comunidade ficou por conta dos servidores Carlos Lima (Arquivista e Coordenador), Valtiére Freitas e Cristiane Andrade (ambos auxiliares administrativos). Destacou-se, por exemplo, para os participantes como são realizados os processos de higienização e restauro de manuscritos do século XVIII.

Embora os alunos visitantes estejam sendo capacitados para a área comercial, pode-se afirmar que serão profissionais com diferenciais em sua carreira, pois passam a ter a visão de que o patrimônio histórico é importante na medida em que atrai turistas e é capaz de gerar divisas (emprego e renda) para o município, e o outro diferencial existe na proporção em que esses alunos irão multiplicar o que aprenderam durante a incursão pelo Arquivo Público, quando divulgarem isto para outras pessoas.

O CVT promove cursos de reposição de estoque, vendas, corte e costura e informática gratuitamente e os interessados podem entrar em contato pelo telefone (38) 3671-9722 ou no endereço Av. Aeroporto – nº 255 – Bairro Paracatuzinho, Paracatu-MG.

(*) Carlos Lima é graduado em Arquivologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBa) e é Coordenador do Arquivo Público Municipal de Paracatu

Veja mais fotos:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: