Alunos e professores de Brasília conhecem Núcleo Histórico de Paracatu

Por Carlos Lima (*)

Este slideshow necessita de JavaScript.

Um passeio pelo patrimônio histórico e a oportunidade de conhecer de perto os detalhes sobre o passado de Paracatu são, entre outros, os motivos da vinda à cidade neste sábado (19) de 27 pessoas, entre alunos e professores do curso de história da Faculdade JK em Brasília, Distrito Federal.

O grupo veio a Paracatu sob a organização da empresa Relp de Turismo (de Brasília) e da Associação de Condutores de Turismo de Paracatu (ACONTUP), entidade que presta serviços de apoio e condução a turistas e pessoas interessadas em visitar e conhecer as belezas históricas e naturais da região, conforme explicou Christiane Santos, que é vice presidente da referida instituição e que na ocasião conduziu os alunos e professores.

Após conhecerem o Largo do Rosário, os visitantes foram recebidos na Casa de Cultura com um delicioso café colonial e participaram de uma palestra sobre atrativos e patrimônio cultural proferida pelo historiador da Prefeitura, Alexandre Gama. Em seguida, dirigiram-se para o Arquivo Público Municipal, onde foram guiados aos acervos da instituição pelo arquivista Carlos Lima e pela auxiliar Cristiane Andrade. Durante esta visita, descobriram a importância da preservação dos documentos, conheceram sobre o programa de responsabilidade socioambiental adotado pelo Arquivo Público, visualizaram os procedimentos aplicados no restauro de manuscritos e participaram de um sorteio de exemplares de livros de história local.

Os universitários também visitaram o Museu Histórico, o Chafariz da Traiana, o Largo de Santana, a Mineradora Kinross, a Lagoa de Santo Antônio e por último, o Quilombo São Domingos (Arraial de São Domingos), onde conheceram o Tio Aureliano, de 98 anos de idade.

De acordo com a condutora do grupo, Christiane Santos, os alunos vieram a Paracatu principalmente com o objetivo de vivenciar o papel do historiador em campo.

A Associação de Condutores de Turismo de Paracatu está localizada no Largo da Jaqueira, S/Nº – Centro (porões da Casa de Cultura), com o seguinte telefone de contato: (38)3671-5533.

 

Fotos: Sandra Junqueira (Servidora do Arquivo Público Municipal)

(*) Carlos Lima é graduado em Arquivologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBa) e é Coordenador do Arquivo Público Municipal de Paracatu

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: