Curso de noções introdutórias de práticas arquivísticas é realizado em Paracatu

Por Carlos Lima (*)

Este slideshow necessita de JavaScript.

Entre os eventos que marcaram o início da Exposição Formação do Povo Mineiro, realizada pela Assembléia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em parceria com a Câmara Municipal de Paracatu, aconteceram entre os dias 12 e 13 deste mês, a apresentação do painel “História, memória e sociedade: o papel das instituições públicas”, cujos palestrantes foram Márcio Roberto Alves dos Santos, doutor em História e coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisa da Escola do Legislativo da ALMG, e Frederico Vieira, especialista em Administração e Relações Públicas da Assembleia Legislativa, e o curso “Noções introdutórias de práticas arquivísticas”, com o arquivista da ALMG, Wendell Lopes de Assis.

Com o objetivo de conquistar a excelência nos serviços prestados à população e aos órgãos a que atende, o Arquivo Público Municipal fez-se presente na programação por meio da participação de seus servidores, que com o conhecimento obtido durante as palestras e o curso, sentem-se assim mais capacitados para atuar nos processos que envolvem toda a sistemática da gestão da informação.

Foram discutidos temas importantes como memória individual e memória coletiva, mecanismos de divulgação e acesso ao patrimônio cultural, conceito e conservação de documentos e arquivos, funções primária e secundária dos documentos, avaliação e temporalidade documental, legislação arquivística, entre outros.

Numa breve visita ao Arquivo Público Municipal, o arquivista da Assembléia Legislativa de Minas, Wendell Lopes, ficou admirado com o grau de organização no local e disse: “embora vocês disponham de poucos recursos, a infra-estrutura da instituição é muito boa e o tratamento dispensado aos documentos é elogiável!”.

O público participante no evento foi de cerca de 100 pessoas, em sua grande maioria composto por servidores públicos de Paracatu, Arinos e Natalândia. A exposição estará aberta ao público até o dia 27 deste mês, no saguão da Câmara Municipal, de segunda à sexta-feira, a partir do meio dia. Outras informações pelo (38) 3672-3001 (entre 12 e 18 horas) ou pelo e-mail camaraptu.sal@veloxmail.com.br

(*) Carlos Lima é graduado em Arquivologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBa) e é Coordenador do Arquivo Público Municipal de Paracatu

Atenção! Caso queira publicar esta matéria, cite o autor.

Anúncios

Uma resposta

  1. Muito bom o conteúdo do curso.

    Estou procurando por cursos rápidos voltados para a prática em Arquivos.

    Sou recém formada em Biblioteconomia pela UFPB e estou interessada em especializar-me em Arquivologia.

    Parabens pela informação.

    Noemy

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: