Alunos do Projovem de Paracatu unem teoria e prática durante visita técnica

Por Carlos Lima (*)

Este slideshow necessita de JavaScript.

Oportunidade para agregar conhecimento a partir de uma experiência prática no Arquivo Público Municipal. Foi o resultado da visita técnica realizada nesta sexta-feira (27) por 15 alunos do Projovem (programa destinado a promover a inclusão social dos jovens brasileiros de 18 a 29 anos) de Paracatu ao acervo da instituição responsável pela guarda permanente dos documentos sobre o município.

A idéia de possibilitar um momento prático para os estudantes, que visam ocupar uma vaga no concorrido mercado de trabalho, surgiu durante a ministração, em sala de aula, do conteúdo relacionado à Arquivologia (ciência que estuda a sistemática e a gestão eficaz dos arquivos), conforme explicou o professor da turma, Rafael Luiz (26 anos).

Curiosos e bastante interessados no aprendizado arquivístico, os futuros profissionais puderam compreender, entre outros, sobre alguns métodos de arquivamento (cronológico, alfabético e numérico), instrumentos de pesquisa (catálogos), conservação, restauro e digitalização de documentos. Durante a visita, mencionou-se ainda sobre o perfil ideal de um colaborador que vai lidar diariamente com a gestão de documentos. “O profissional deve pautar-se sempre pela ética e recusar a concentração de informações em si próprio, como se fossem propriedades sua. Ele tem de compartilhar, sempre que possível, o conhecimento dentro das organizações, características estas que podem conduzi-lo ao reconhecimento pessoal” afirmou o arquivista Carlos Lima, que palestrou para o grupo.

No término e como parte das ações do programa de responsabilidade sócio-ambiental da instituição, realizou-se o tradicional sorteio de livros de história local e de portas-lixo e ecobolsa (bolsa ecologicamente correta), cedidos gentilmente pelo Movimento Verde de Paracatu (Mover), como uma estratégia de estimular práticas que favoreçam a conservação do meio ambiente.

Outras visitas ao Arquivo Público de Paracatu com os demais alunos do Projovem, que funciona nas Escolas Coraci Neiva e CAIC,  estão agendadas para as manhãs destas terça-feira (31) e sexta-feira (03), para que todos venham a ser beneficiados com a parte prática da Arquivologia  e da História.

(*) Carlos Lima é graduado em Arquivologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBa) e é Coordenador do Arquivo Público Municipal de Paracatu

Atenção! Caso queira publicar esta matéria, cite o autor.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: