Projovem encerra ciclo de visitas técnicas ao Arquivo Público de Paracatu

Por Carlos Lima (*)

Este slideshow necessita de JavaScript.

Com muito conhecimento acumulado e um pouco de prática arquivística, os alunos do Projovem de Paracatu encerraram nesta sexta-feira, 3, um ciclo de visitas orientadas ao Arquivo Público Municipal, onde puderam reforçar o conteúdo teórico a partir da visualização e compreensão do serviços e funções do referido órgão arquivístico.

Com a atribuição de preparar relatório sobre o que vivenciaram no local, os alunos aproveitaram o máximo das informações transmitidas ao longo da visitação. Para eles, que futuramente estarão a ocupar um espaço nas empresas e instituições, a oportunidade não poderia ser melhor para aprender sobre o dia a dia de quem gerencia conhecimento e informações, úteis para a tomada de decisão, entre outras finalidades.

O último grupo a fazer-se presente era composto alunas que estão sendo capacitadas para atuarem no setor de saúde e por isto, falou-se muito sobre a importância dos arquivos médicos e a sua gestão. O Arquivista Carlos Lima chamou a atenção para a organização e preservação dos prontuários médicos, que são dossiês indispensáveis tanto para os procedimentos a serem adotados com relação ao paciente, quanto para delinear o histórico a ele relacionado.

A envolvimento da comunidade com o patrimônio documental custodiado pelo Arquivo Público tem aumentado significativamente nos últimos anos, por meio de visitas guiadas como esta, além de consultas e pesquisas frequentemente realizadas. Essa participação do público só reforça o papel do Arquivo Público enquanto um importante agente disseminador de informação, conhecimento e acesso aos direitos resguardados nos documentos.

(*) Carlos Lima é graduado em Arquivologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBa) e é Coordenador do Arquivo Público Municipal de Paracatu

Atenção! Caso queira publicar esta matéria, cite o autor.

Anúncios

2 Respostas

  1. EM NOME DO PROJOVEM TRABALHADOR, AGRADEÇO NA SUA PESSOA CARLOS LIMA O BRILHANTE TRABALHO DESENVOLVIDO NO ARQUIVO PÚBLICO DE PARACATU, BEM COMO A DISPONIBILIDADE E ATENÇÃO A NOS DISPENSADOS NESTAS VISITAS. SABEMOS DA GRANDE IMPORTÂNCIA QUE O MESMO POSSUI,NAO SOMENTE A NÓS PARACATUENSES MAS A TODAS AS PESSOAS QUE DESEJAM CONHECER UM POUCO MAIS SOBRE NOSSA HISTORIA. A TODOS MEUS SINCEROS AGRADECIMENTOS.
    NAYANE MORAIS

    1. Ok, Naiane!
      Estamos fazendo valer o papel do Arquivo Público enquanto um organismo vivo, capaz de interagir com as pessoas, por meio da visitação e das palestras. Será sempre um grande prazer receber a todos nesta instituição.
      Saudações!
      Carlos Lima (Arquivista e Redator do Site)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: