Desfile encanta Paracatu nos seus 212 anos

Por Carlos Lima (*)

Este slideshow necessita de JavaScript.

Oito jeitos de mudar o mundo. Este foi o tema que norteou as apresentações durante o desfile cívico, realizado nesta terça-feira (20) e que atraiu uma multidão à região da Avenida Olegário Maciel em Paracatu, para comemorar o aniversário da cidade.

Com faixas que destacavam maneiras de transformar o mundo, como o fim da fome e da miséria, a educação básica, a igualdade, a redução da mortalidade infantil, a saúde das gestantes, o combate às doenças, o respeito ao meio ambiente e o trabalho em prol do desenvolvimento, o desfile abrilhantou a manhã e encantou a milhares de pessoas que se acomodaram pelas calçadas, jardins e ruas do centro comercial de Paracatu.

Muito bem organizados, desfilaram, à frente, integrantes do Exército, Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Mirim e Policiais do Sistema Prisional, alunos das instituições locais de ensino público e privado, como escolas, faculdades, institutos e colégios, e por último, entidades civis diversas, a exemplo da Colônia Japonesa, da Fundação Conscienciarte, Sesc-Laces, Senai e o Conselho da Mulher. Também marcou presença no evento, o ex-vereador Wilson de Freitas, figura emblemática local conhecida popularmente como “dente de lobo”, que percorreu o trajeto com sua carroça toda enfeitada com propagandas políticas e com os dizeres “Ele virá” e “em breve”, numa alusão, certamente, a sua própria pessoa.

O desfile durou em torno de três horas e representou um momento histórico para o município, tanto pela beleza das muitas apresentações que ocorreram, quanto pela demonstração de união e sincronia entre os organizadores e participantes em favor da comemoração em homenagem aos 212 anos de Paracatu.

 

(*) Carlos Lima é graduado em Arquivologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBa), é consultor em organização de arquivos e memória empresarial e exerce o cargo de Coordenador do Arquivo Público Municipal de Paracatu.

Atenção! Caso queira publicar esta matéria, cite o autor.


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: