Um dia marcante para o patrimônio histórico de Paracatu

Por: Carlos Lima (*)

 

Vídeo da TV Globo Minas com a reportagem sobre o tombamento de Paracatu

Região do Núcleo Histórico Central de Paracatu, no Séc. XX. Foto: Olímpio M. Gonzaga/Acervo Arquivo Público de Paracatu

 

Sexta-feira, 10 de dezembro de 2010, data em que Paracatu e o seu povo dão mais um importante passo para a valorização de um patrimônio histórico localizado no Noroeste de Minas. Trata-se do tombamento, pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), de um conjunto de imóveis que resguardam a arquitetura dos séculos XVIII, XIX e XX, e que é capaz de revelar boa parte da história do município.

Com a aprovação do Conselho Consultivo do Patrimônio Histórico, a cidade passa a compor, do ponto de vista do direito, o rol de cidades históricos de Minas Gerais e como tal, poderá pleitear mais alguns benefícios, como a proteção, a iluminação pública para bens culturais, o apoio técnico para a elaboração de projetos de restauração e intervenção em imóveis de valor cultural, além da isenção do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), já em prática no município e destinado aos proprietários de casarões históricos cadastrados. Paracatu: Patrimônio Histórico tombado pelo IPHAN.

Paracatu assim, conquista mais uma grande vitória, que contribuirá para o seu fortalecimento como cidade turística e próspera.

(*) Carlos Lima é graduado em Arquivologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBa), é consultor em organização de arquivos e memória empresarial e exerce o cargo de Coordenador do Arquivo Público Municipal de Paracatu.

Atenção! Caso queira publicar esta matéria, cite o autor.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: