Experiência do Arquivo de Paracatu é exposta para vereadores de Guanambi, na Bahia

Por: Carlos Lima (*)

 

Arquivista Carlos Lima fala sobre o papel dos Arquivos Públicos e expõe sobre o Arquivo Publico de Paracatu. Foto: Câmara de Guanambi

Na noite desta segunda-feira, 28, a Câmara de Vereadores de Guanambi aprovou importantes projetos e reivindicações para o município de Guanambi e região, dentre eles o projeto de lei Nº 11/2011 que autoriza o Poder Executivo a conceder reajuste salarial para os profissionais da Educação da rede pública municipal (professores e educação pedagógica) no percentual de 15,9%, com efeito retroativo para o dia 01 de janeiro do corrente ano. Os vereadores presentes destacaram a relevância da iniciativa do Prefeito Charles Fernandes, frisando a importância do papel do professor na formação de um cidadão consciente e responsável.

A sessão contou com a participação do arquivista, Carlos Lima, responsável pelo Arquivo Municipal de Paracatu-MG, e que, a convite do presidente Hugo Costa e do vereador Latinha, falou sobre a experiência na gestão do arquivo público daquela cidade, elencando as vantagens da catalogação dos documentos para a história do município. Segundo Carlos Lima, “a implantação de um arquivo público garante a preservação documental dos registros de tudo que acontece em um município, permitindo a democratização do acesso, a geração de conhecimento através da pesquisa e a difusão da memória de um povo”. O presidente Hugo Costa e o Vereador Latinha deram entrada no projeto de lei para criação de um arquivo público municipal em Guanambi.

Os vereadores trataram também cerimônia do lançamento da Pedra Fundamental da Renova Energia, ocorrida no último dia 24 e que contou com a presença do governador em exercício, Otto Alencar. O vereador Ruy Azevedo falou do ofício que a Mesa Diretora encaminhou ao engenheiro responsável pela operação da Renova Energia em Caetité solicitando a participação da empresa em uma sessão ordinária para que a empresa preste maiores esclarecimentos sobre benefícios, impactos e questionamentos sobre a obra na região.

Vereadores de Guanambi, no Sudoeste da Bahia, assistem à apresentação sobre o Arquivo Público de Paracatu. Foto: Grazziele Gomes

 

Mototaxistas participaram da sessão e expuseram, através de um representante, que os bairros São Sebastião, BNH e Novo Horizonte apresentam grande demanda pelo serviço de transporte, e falaram do anseio coletivo pela regulamentação dos mesmos. O líder do governo, Agostinho Lira, falou que a prefeitura de Guanambi, juntamente com o Departamento de Transito, está empenhada no estudo sobre a concessão e averiguação do número de mototaxistas autorizados. O presidente da Casa, Hugo Costa, pontuou que a Câmara de Vereadores juntamente com a Prefeitura de Guanambi e parceiros como bancos, SEBRAE, INSS, Secretaria Municipal de Indústria e Comércio e Departamento de Transito, realizará um importante evento para abordar as vantagens que os mototaxistas podem ter ao se cadastrarem no programa Microempreendedor Individual – MEI – que garantirá, dentre outras coisas, direitos previdenciários e a possibilidade de contratação de outro trabalhador.

Os vereadores também falaram sobre a escassez de água enfrentada por Guanambi e região e apresentaram as ações que estão sendo tomadas para cobrar das autoridades competentes mais celeridade para o início da obra da adutora do São Francisco.

Ao término dos trabalhos, o presidente Hugo Costa informou que em decorrência do recesso carnavalesco, as atividades administrativas e legislativas da Câmara Municipal estarão suspensas no período de 04 a 09/03/2011, retornando a próxima sessão ordinária no dia 14/03.

Fonte: Ass. de Imprensa da Câmara Municipal. de Guanambi-BA

(*) Carlos Lima é graduado em Arquivologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBa), é consultor em organização de arquivos e memória empresarial,  exerce o cargo de Coordenador do Arquivo Público Municipal de Paracatu e está de férias em Guanambi-Bahia.

Atenção! Caso queira publicar esta matéria, cite a fonte.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: