Semana do Meio Ambiente estimula uso de ecobolsas

Por: Carlos Lima (*)

O Prefeito Vasquinho e a Secretária do Meio Ambiente, Cláudia Torres (direita), entregam ecobolsas a servidoras. Foto: Carlos Lima/APMOMG

O futuro está em nossas mãos. Foi com esta bela frase, que também se encontra estampada nas sacolas ecologicamente corretas distribuídas entre os servidores públicos e convidados presentes, que a Secretária Municipal de Meio Ambiente, Cláudia Araújo Torres, iniciou sua fala no momento da entrega daqueles utensílios.

Servidores da limpeza urbana receberam bolsas ecologicamente corretas e informações sobre seu uso. Foto: Carlos Lima/APMOMG
Servidores da limpeza urbana receberam ecobolsas e orientações sobre seu uso durante o evento. Foto: Carlos Lima/APMOMG

O evento de caráter conscientizador aconteceu na tarde desta quarta-feira (01), na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e contou com a participação do Prefeito Municipal de Paracatu Vasco Praça Filho, o Vasquinho (PMDB), os secretários Eurípedes Tobias, da Saúde, e Maria José (Zequinha) da Educação, o diretor de Serviços de Limpeza Urbana João Arcanjo (Joãozinho Chapuleta), os representantes Denise e Roberto da Mineradora Kinross Gold Corporation (antiga RPM), representantes da APAE-Paracatu, da Faculdade Tecsoma, do Arquivo Público Municipal, além de uma grande maioria composta por servidores públicos da limpeza e coleta de lixo, para os quais foram entregues as ecobolsas e ministrada palestra sobre sua finalidade e importância, pela servidora da Secretaria do Meio Ambiente Gislene André.

Jandira encena o correto uso da ecobolsa. Foto: Carlos Lima/APMOMG

Para animar a programação e encenar sobre o correto uso  das sacolas retornáveis bem como sua importância para a preservação do meio ambiente, a atriz e também servidora pública Jandira fez uma bela e engraçada apresentação, que agradou a todos os participantes.

Servidores Carlos Lima (Centro), Valtiére Freitas e Cristiane Andrade ganham sacolas retornáveis. Foto: APMOMG

A circulação de sacolas plásticas no comércio de Paracatu será proibida a partir de 2012, conforme determina a lei municipal nº 2.738/2009. A opção pelo uso das ecobolsas ou mesmo a utilização de engradados ou caixas para o transporte de alimentos e outros evita que milhares de sacolas plásticas sejam lançadas no meio ambiente ou venham a parar nos bueiros, de forma a causar o seu entupimento.

(*) Carlos Lima é graduado em Arquivologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBa), é consultor em organização de arquivos e memória empresarial e exerce o cargo de Coordenador do Arquivo Público Municipal de Paracatu.

Atenção! Caso queira publicar esta matéria, cite o autor.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: