Prédio histórico de Patos de Minas pode desabar

Por: Carlos Lima (*)

"Cadeião" de Patos: Sobrado criado para abrigar a Casa de Câmara e Cadeia, em 1912, corre risco de desabar. Foto: Patos Hoje

Conhecido como “cadeião” e atualmente servindo de sede para as Delegacias de Furtos, Roubos, Tóxicos e Entorpecentes de Patos de Minas, cidade localizada a 417 Km de Belo Horizonte, o prédio fora construído no início do século XX para abrigar a Casa de Câmara e Cadeia, local em cujo pavimento superior trabalhavam os vereadores, o Agente Executivo e Presidente da Câmara e Juízes, e no térreo, servia-se de prisão.

A edificação, embora tombada pelo Patrimônio Histórico Municipal, agora é objeto de investigação do Ministério Público daquela cidade, uma vez que a falta de conservação e o iminente risco de desabamento de partes de sua estrutura, denunciam o descaso por parte de seu proprietário ainda incerto: A Prefeitura Municipal de Patos ou o Governo do Estado de Minas Gerais.

Enquanto o imponente sobrado patense, onde também já se instalára o Fórum da cidade, vai se descaracterizando pela falta de preservação e total omissão do Poder Público, servidores públicos das delegacias que funcionam no local encontram-se expostos não só às condições impróprias de trabalho, mas principalmente à possibilidade de desabamento de algumas estruturas.

O velho cadeião, que no passado já fora sinônimo de segurança e justiça, agora corre o perigo de ruir e levar consigo toda uma história acumulada ao longo de quase 100 anos de existência.

(*) Carlos Lima é graduado em Arquivologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBa), é consultor em organização de arquivos e memória empresarial e exerce o cargo de Coordenador do Arquivo Público Municipal de Paracatu.

Atenção! Caso queira publicar esta matéria, cite o autor.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: