Arquivo Público Municipal guarda fragmentos da história de Divinópolis

Por: Megaminas.com

No acervo estão fotos, documentos e até notas fiscais que ajudam a resgatar o desenvolvimento da cidade

A fotografia revela a cultura de um tempo na história de Divinópolis. Fonte: Megaminas.com

 Conhecer um pouco da cidade onde você vive e as pessoas que passaram por ela é muito bom. Geralmente é possível fazer isso lendo livros, vendo fotografias que as gerações mais antigas guardam. Mas em Divinópolis a população pode ir além: consultar o acervo que muitos moradores ajudaram a construir. No Arquivo Público Municipal são mais de cinco mil fotos e documentos que foram digitalizados.

E nessa preservação digital tem muita foto das ruas principais da cidade, manifestações culturais, igrejas, tudo bem diferente da Divinópolis de hoje: cidade moderna, referência na região Centro-Oeste.

Além de conhecer a história de Divinópolis pelos livros, no arquivo público é possível acompanhar o desenvolvimento da cidade do Divino por meio de fotos e notas fiscais. No acervo são 50 mil documentos digitalizados à disposição da comunidade.

Nota Fiscal revela o passado e a evolução comercial da cidade. Fonte: Megaminas.com

São documentos históricos como a nota fiscal do ano de 1932. Nas fotos, a transformação de Divinópolis com o calçamento das ruas centrais, o rio Itapecerica quando não era poluído, a urbanização das praças, a imponência da estação ferroviária, igrejas e manifestações religiosas.

Acervo que pode aumentar com a colaboração da sociedade. E não precisa doar as fotos, apenas emprestá-las por pouco tempo. O processo de digitalização leva cerca de 30 segundos.

O arquivo público de Divinópolis fica na Secretaria Municipal de Cultura, na Avenida 7 de Setembro, nº1.160, no Centro. O local fica aberto das 8h Às 11h e das 13h às 17h.

Fonte: Site Megaminas.com / MG TV Divinópolis

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: