Brazópolis, no Sul de Minas, ganha Arquivo Público Municipal

Por: Prefeitura de Brazópolis

Valorização da cultura: Arquivo Público de Brazópolis, inaugurado em Junho. Foto: Prefeitura de Brazópolis-MG

 

Foi inaugurado no último dia 25 de junho às 16 horas o Arquivo Público Municipal de Brazópolis, cidade mineira à cerca de 443 Km de Belo Horizonte. O evento contou com a presença do Sr. Prefeito Josias Gomes, Secretários, vereadores, autoridades e público em geral numa tarde agradável num cenário único e natural que é o Castelinho.

A escolha do local para instalação do Arquivo Público se deu pelo fato de termos uma construção tão original e atrativa para acomodar documentos e objetos valiosos para acesso de todos os brazopolenses e visitantes.

Divulgação da memória: Exposição fotográfica ao alcance da população. Foto: Prefeitura de Brazópolis

O evento teve o privilégio de contar com apresentações de entidades culturais de Brazópolis com a abertura feita pela Fanfarra Municipal de Brazópolis, seguindo a brilhante apresentação da centenária Banda Santa Cecília, Coral Infantil São Francisco sob a regência de José Resende Vilela, declamação de poesias de poetas brazopolenses com interpretação de integrantes do TAB (Teatro Amador Brazopolense) e recital instrumental com os músicos Maria Alba Mendonça de Faria (teclado), Décio Faria (voz) e Rodrigo Nogueira (flauta) que fizeram desta abertura um grande acontecimento.

Após as apresentações culturais deu-se início à parte cívica com os hinos Nacional e à Brazópolis acompanhados pela pianista Maria Alba Mendonça Faria e Décio Faria. O senhor Prefeito, Josias Gomes fez um breve discurso assim como Guido Noronha Siqueira um dos responsáveis pelo projeto e Maria Elizabeth Gomes de Faria, secretária de Cultura e coordenadora do Projeto mostrando o valor que este arquivo trará para a nossa cidade através da democratização e acesso à documentos históricos e públicos. Dando sequencia à cerimônia o Sr. Prefeito Josias Gomes, a Secretária Maria Elizabeth e D. Eneida Spolzino Gomes,convidada especial, fizeram o corte da faixa dando início às visitações ao prédio do local. Os convidados puderam visitar os vários núcleos que farão parte do Arquivo Público onde serão disponibilizados materiais para pesquisa , nos seguintes espaços:

NÚCLEO DE ARQUIVÍSTICA: Recebe e gerencia a organização física dos documentos , bem como , organiza, cataloga documentação textual e cartográfica.

NÚCLEO DE FOTOGRAFIAS: Realiza o trabalho de coleta de fotografias reproduzidas e virtuais.

NÚCLEO DE IMAGENS DIGITAIS: Filmes,fotografias e entrevista oral.

NÚCLEO DE HISTÓRIA ORAL: Realiza o trabalho de preservação da memória histórica da cidade, , através de coleta de depoimentos (entrevistas).

A disponibilização do acervo fonográfico se faz através de consulta “in loco”.

Um delicioso coquetel também foi servido aos presentes no evento.

O Arquivo Público Municipal é a instituição que ficará responsável pela guarda, preservação e difusão do patrimônio documental de órgãos e unidades funcionais públicas municipais. Além de ser um local público para pesquisas, estudos e visitação tanto de Brazopolenses quanto de turistas e visitantes.

O Arquivo será aberto à visitação pública de terça à domingo das 13:00 às 17:00.

Fonte: Prefeitura Municipal de Brazópolis-MG

Anúncios

Uma resposta

  1. Sou de Brazópolis e aqui estão fazendo um excelente trabalho no resgate da cultura da cidade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: