Caminhada e abraço simbólico a árvore histórica marcam Dia Nacional do Patrimônio Cultural

O movimento parou o trânsito ao passar pelas principais avenidas da cidade, como a Olegário Maciel e a Quintino Vargas.

Por: Carlos Lima (*)

Mobilização em prol da cultura: Caminhada chamou a atenção para a valorização do patrimônio cultural da cidade. Foto: Carlos Lima/APMOMG

O cantor e Ex-Ministro da Cultura, Gilberto Gil, defini cultura como “todos os nossos gestos”, o que pôde ser visto na manhã desta Quarta-feira (17), quando servidores públicos municipais ligados à área da cultura, alunos de escolas diversas, entidades sem fins lucrativos e movimentos defensores do patrimônio histórico local saíram às ruas numa caminhada em comemoração ao Dia Nacional do Patrimônio Cultural.

Divulgação do patrimônio de Paracatu: Banners com imagens do casario e de pontos históricos e turísticos da cidade. Foto: Carlos Lima/APMOMG

A organização do evento foi da Secretaria Municipal de Cultura, que concentrou centenas de pessoas nas imediações do Jóquei Clube Paracatuense, as quais seguiram com faixas e banners sobre o Patrimônio Histórico e Cultural de Paracatu, em sentido ao Bairro do Santana. O movimento parou o trânsito ao passar pelas principais avenidas da cidade, como a Olegário Maciel e a Quintino Vargas.

Ausência dos resposáveis pelo trânsito: Participantes da caminhada e ônibus muito próximos, no "gargalo da via". Foto: Carlos Lima/APMOMG

No percurso, alguns motoristas mais apressados ignoravam a mobilização e sem se preocuparem com a quantidade de pedestres em circulação pelas ruas, atravessavam as vias em meio à multidão e transitavam em sentido oposto à caminhada. De acordo com um dos organizadores do evento, que não autorizou sua identificação, “a Polícia Militar foi convocada para apoiar a manifestação”, mas o que se viu foi a ausência de prepostos do órgão de segurança.

No carro de som utilizado para guiar os participantes durante a caminhada, a saudação à comunidade era feita a todo instante e o convite para conhecerem a Casa de Cultura, o Museu Histórico, a Biblioteca Pública e o Arquivo Municipal foi feito várias vezes. O engenheiro da Prefeitura e músico, Ildeu, abrilhantou a celebração do Dia tocando e cantando o hino a Paracatu.

Zêlo com a história da cidade: Dona Benedita Damasceno recebe do Prefeito Vasquinho, da Secretária Marina Cunha(esquerda) e da Vereadora Graça Jales (direita), o certificado por cuidar bem da "barrigudinha" (ao fundo). Foto: Carlos Lima/APMOMG

No Largo do Santana, o encerramento do evento deu-se com a presença do Prefeito de Paracatu, Vasco Praça Filho (o Vasquinho, do PMDB), da Vereadora Graça Jales (PSB), da Secretária Municipal de Cultura, Marina Cunha, que juntos ao povo promoveram um abraço simbólico e cantaram os parabéns para a “barrigudinha”, árvore que completa nesta ocasião 1 ano de idade e que sucede no mesmo local a antiga e bicentenária barriguda que ali existira até bem pouco tempo (2009).

Uma homenagem também fora feita a Sra. Benedita Damasceno Alves, que pelo zelo e dedicação com a “barrigudinha”, recebera das autoridades presentes um certificado de Amiga do Patrimônio Cultural, emitido pelo Município de Paracatu e pela Secretaria Municipal de Cultura.

(*) Carlos Lima é graduado em Arquivologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBa), é Pós-Graduado em Oracle, Java e Gerência de Projetos, é consultor em organização de arquivos e memória empresarial e exerce o cargo de Coordenador do Arquivo Público Municipal de Paracatu.

Atenção! Caso queira publicar esta matéria, cite o autor.

 Opine! Vote em nossa enquete na coluna ao lado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: