Programa Porto Maravilha Cidadão tem lançamento no Rio de Janeiro

Por: CDURP(*)

Rio de Janeiro – O programa Porto Maravilha Cidadão foi lançado neste sábado, dia 27, no evento HarmonizAção, na Praça da Harmonia, Gamboa. Promovido pela Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp) e pela Concessionária Porto Novo, reuniu 40 instituições públicas, privadas e comunitárias para oferecer um dia inteiro de serviços e diversão, como pontapé inicial para a requalificação da Região Portuária.Visitantes participaram de atividades culturais, renovaram documentos, regulamentaram a situação de seus imóveis, fizeram inscrição para receber o Cartão da Família Carioca e garantiram  acesso aos programas federais Bolsa Família e Minha Casa Minha Vida.

Ao longo do dia, muitos grupos culturais se apresentaram, levando música e diversão ao público, com foco em mensagens de cidadania. No estande da Secretaria Municipal de Saúde, por exemplo, foi possível aprender a combater a dengue, identificar as larvas do mosquito e entender mais sobre os focos de risco. No espaço da Ong Rede Nacional do Prove, crianças e adultos conferiram como materiais reciclados podem virar artesanato por meio do reaproveitamento do que antes iria para o lixo.

O Prefeito do Rio, Eduardo Paes. Foto: Bruno de Lima/Ago. 2011

 O prefeito Eduardo Paes visitou as tendas, conversou com moradores, comerciantes do entorno da praça e organizadores do evento e, com a ajuda do filho, Bernardo, plantou uma muda de Pau-Brasil. “Não basta fazer obras. Para melhorar a vida das pessoas, tem que existir ações que levam cidadania e qualidade de vida”, afirmou Paes.

Um posto da Procuradoria Geral do Município (PGM) trouxe a possibilidade do morador local renegociar suas dívidas imobiliárias de forma rápida e fácil.  “Nossa  participação no evento oferece a oportunidade de regularização do imóvel no momento em que a região está se revitalizando”, afirmou Fernando Dionísio, procurador-geral do município. Com foco na reurbanização, foi lançada a cartilha Contribuinte Cidadão, sobre incentivos para as novas construções na região, como isenção de IPTU por 10 anos; perdão total de dívidas para imóveis que tenham importância histórica, cultural, ecológica ou de preservação paisagística e ambiental, além de parcelamento das dívidas em até 84 vezes para quem não se enquadra nestes aspectos.

Programa traz harmonia com a revitalização de região portuária no Rio de Janeiro. Foto: Bruno de Lima/Ago. 2011

Outro serviço de grande utilidade pública que chamou a atenção de quem estava lá foi o balcão de empregos montado pela Secretaria Municipal de Trabalho. O espaço oferecia vagas de trabalhos na região e também serviço de segunda via de documentos, como a Carteira de Trabalho, emitida na hora para quem levou todos os documentos. “Esses serviços vão garantir o desenvolvimento econômico do local”, enfatizou Jorge Arraes, presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp), empresa responsável pela implantação do Projeto Porto Maravilha.

Fonte: Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: