Escola Cacilda Caetano recebe palestra sobre Arquivos Públicos e memória

Por: Carlos Lima (*)

Educação Patrimonial: Alunos do Cacilda Caetano assistem à palestra sobre Arquivos Públicos. Foto: APMOMG

Paracatu (MG) – Primeiro um rápido exercício para relaxar a turma e depois uma rica explanação sobre arquivos públicos e a sua importância para a preservação, acesso e divulgação da memória. Foi assim a palestra proferida na manhã desta quarta-feira (14) a quase 60 alunos dos 8º e 9º anos da Escola Municipal Cacilda Caetano, em Paracatu.

Exercícios físicos: Uma forma de aumentar a disposição da turma para a palestra sobre arquivos e memória. Foto: APMOMG

Numa iniciativa das alunos do 4º Período da graduação em história da Faculdade Finom, Sildéia Soares Abreu, de 39 anos, e Graciete Geralda Magela Santos Braga, de 42 anos, o Arquivo Público Municipal Olímpio Michael Gonzaga, por meio de seu coordenador e arquivista que vos escreve, levou aos alunos das Professoras Fátima Bruneli e Aurélia, a palestra intitulada “Conhecendo a nossa memória”, que compõe o leque de ações educativas da instituição através do programa o Arquivo vai à Escola.

Na biblioteca da instituição de ensino, local escolhido para a realização do evento, os participantes faziam perguntas e observavam com muito interesse e curiosidade, os conhecimentos transmitidos sobre o Arquivo Público de Paracatu, preservação do meio ambiente, a documentação referente a escravos, as transformações ocorridas na arquitetura da cidade ao longo do tempo e a necessidade de manterem-se organizados e acessíveis documentos produzidos por entidades diversas e pelo próprio cidadão no exercício de suas atividades.

Pôse para foto: Alunos e organizadores do evento educativo. Foto: APMOMG

A Escola Municipal Cacilda Caetano é muito conhecida, especialmente por manter excelente biblioteca em suas instalações e sobretudo, por estimular, entre seus alunos, o hábito constante da leitura. Tal iniciativa já foi até tema de reportagem premiada da TV Minas Brasil (afiliada Rede Minas em Paracatu), em concurso nacional de matérias relacionadas à educação.

(*) Carlos Lima é graduado em Arquivologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBa), é Pós-Graduado em Oracle, Java e Gerência de Projetos, é consultor em organização de arquivos e memória empresarial e exerce o cargo de Coordenador do Arquivo Público Municipal de Paracatu.

Atenção! Caso queira publicar esta matéria, cite o autor.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: