Virtualização: você conhece o prontuário digital?

O novo sistema tratá todas as informações e dados do paciente, como o histórico inteiro. Também há uma máquina que administra os remédios

Por: Olhar Digital (*)

Prontuário Médico Digital: Uma tendência que promete substituir a tradicional papelada nos Hospitais. Foto/Reprodução: Olhar Digital

Prontuário médico todo mundo já ouviu falar. Mas, e prontuário eletrônico, ou melhor, digital?  Não se engane, transportar para sistemas computadorizados as informações que até hoje se espalham por papéis é mais papéis nos hospitais é um desafio gigantesco. Tanto é que apenas nos países mais desenvolvidos a tendência já se espalhou. No Brasil, isso ainda é novidade restrita a poucos lugares.

E a transformação dos prontuários tradicionais em prontuários digitais vai muito além da simples eliminação do papel…

Dr. Kaio Jia Bin, diretor de tecnologia da informação do Icesp explica: “A principal diferença entre o prontuário no papel e um eletrônico é que o de papel permite rasura. Você pode rasurar, corrigir e não há uma regra padrão sobre ele. Enquanto isso, no eletrônico, não é possível rasurar. O que foi alterado e o que precisa ser refeito não se perdem. Eles ficam registrados, e é necessário fazer uma nova alteração”.

Equipe médica analisa informações relativas ao paciente em meio digital. Foto/Reprodução: Olhar Digital

Resumindo: o prontuário eletrônico trará todo o histórico do paciente de forma organizada e completa. Há ainda mais uma novidade que a informatização vai trazer para os pacientes: segurança! Com um sistema integrado, a chance de erros diminui – e muito: “O prontuário eletrônico, em si, é uma forma de registro. Uma vez integrado com outras ações dentro de um hospital, ele consegue fechar um círculo de segurança para o paciente”, diz Kaio.

A segurança extra também está no controle de medicamentos. Com códigos de barra e registros organizados, uma máquina se encarrega de ministrar os remédios a cada paciente.

A exemplo de países mais desenvolvidos, a ideia é que cada paciente tenha um prontuário único. Assim, independente do hospital em que ele esteja, os médicos terão acesso a todo seu histórico.

Mas hoje, o principal desafio que o prontuário eletrônico enfrenta para ser implantado em outras instituições, além da questão de infra-estrutura, é em relação ao respaldo jurídico, uma vez que a assinatura médica também passa a ser digital. O assunto parece simples, mas está em discussão há pelo menos quatro anos.

Kaio explica que a assinatura digital não é uma assinatura digitalizada: “Não é uma imagem que você ‘cola’ em um prontuário. Ela é, literalmente, um código criptografado que, junto com a informação do prontário eletrônico, gera um outro código. Se, um dia, alguém quiser saber se aquilo é real ou não, pega a assinatura que gerou aquela informação e, junto dela, compara com o código gerado com aquilo que você armazenou. Se é idêntico, é real e se não é, é falsa”.

E tem mais novidades digitais nos corredores hospitalares. Uma das que mais nos chamou a atenção foi a nova tecnologia “código azul”. Aproveitando o projeto do prédio, e a cobertura wi-fi de 100% da construção, o pessoal da engenharia daqui desenvolveu um sistema de alerta para situações de emergência.

“Se um paciente passar mal e precisar de atendimento emergencial, a enfermeira do leito faz a identificação, vai para um telefone, disca o número para a central,  que dispara os comandos, através da rede sem fio, para todos aqueles que possuem o crachá. Ao receber o sinal, o crachá mostra onde é que a pessoa tem de comparecer”, explica Kaio.

E mais, com a ajuda de sistemas de RFiD – ou simplesmente radiofreqüência – o “código azul” ainda é capaz de localizar as pessoas no edifício com uma precisão de até um metro e meio. Assim, na hora do alerta, os profissionais acionados serão os mais próximos do local da urgência.

Este é um dos primeiro hospitais do país a instaurar o prontuário eletrônico e novas tecnologias como o código azul; mas lembre-se, estamos falando de saúde pública e a iniciativa é bastante promissora.

(*) Olhar Digital

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: