Camacan, na Bahia, implantará Arquivo Público Municipal

“Acreditamos que entre os 60 dias o Arquivo de Camacan será definitivamente implantado”, dizem especialistas

Por: Prefeitura Municipal de Camacan (*)

Valorização da memória: Técnicas e especialistas da Universidade Estadual de Santa Cruz, em Itabuna-Bahia, visitam local e acervo para implantação do Arquivo Municipal de Camacan, no interior baiano. Foto: Prefeitura Municipal de Camacan

Camacan (BA) – 23/09/2011 – O Arquivo Público Municipal é o órgão responsável pela preservação e manutenção do acervo histórico e documental da cidade. Vários estudantes do município de Camacan, localizado a cerca de 535 Km de Salvador, na Bahia, têm dificuldades para desenvolverem suas pesquisas científicas por falta de organismo que lhes dêem sustentação às informações.
No dia 30 de junho de 2006 foi assinada a Lei nº 567/2006, que dispõe sobre a criação do Arquivo Público Municipal, mas criar leis e não colocá-las em evidência, de nada adianta.

Prefeita de Camacan, Ângela Castro. Foto: O Tempo Jornalismo

A prefeita Ângela Castro em parceria com a UESC (Universidade Estadual de Santa Cruz) e o Instituto Pedro Calmon (órgão subordinado ao Governo do Estado da Bahia), estão se mobilizando para a implantação do Arquivo Público Municipal de Camacan. Em 19 de julho de 2011 foi feito o Decreto que aprova o Regimento Interno do Arquivo Público. No último dia 12 de setembro, a prefeitura teve a honra de receber as visitas ilustres da Dra. Janete Ruiz de Macedo, Coordenadora do Projeto de Implantação e Implementação de Arquivos e Museus da Bahia e da professora Stela Dalva Teixeira, Arquivista da CODOC, ambas da UESC. Elas fizeram uma vistoria no local (Ginásio de Esportes) onde será instalada a unidade de Camacan. Preliminarmente a visão é bastante otimista. A Dra. Janete fará um relatório do que viu e encaminhará ao Instituto Pedro Calmon para a celebração do convênio. Acreditamos que entre os 60 dias o Arquivo de Camacan será definitivamente implantado. Até lá, o local receberá reparos e reformas para que a UESC promova o treinamento da equipe.

Sem dúvida, esse é mais um presente que Camacan recebe no ano do cinquentenário. Parabéns a prefeita Ângela Castro pela iniciativa. A Prefeitura Municipal de Camacan agradece o empenho da UESC e o Instituto Pedro Calmon.
Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Camacan.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: