Cooperação entre Arquivos do Noroeste e Triângulo Mineiro viabiliza resgate de imagens inéditas de Paracatu

Ao todo são 40 fotografias do ano de 1938 e que passam a compor o rico acervo do Arquivo Público de Paracatu

Por: Carlos Lima (*)

Vendedor de lenha em frente à Matriz de Santo Antônio em Paracatu. Foto: Otto Dornfield/Ago. 1938

Paracatu (MG) – 30/09/2011 – O velho Chafariz, a Rua São Domingos (hoje Rua Samuel Rocha), a balsa com seus automóveis na travessia do Rio Paracatu rumo a Patos de Minas e o garimpo artesanal são algumas das relíquias fotográficas digitalizadas e cedidas ao Arquivo Municipal de Paracatu na tarde desta quarta-feira (28), pelo Arquivo Público de Uberaba, cidade a 556 Km de Belo Horizonte.

A doação das imagens foi feita pela Sra. Lúcia Ines Stein, filha do Sr. Otto Dornfield, proprietário do álbum, que reúne riquíssimos registros das cidades de Uberaba e Paracatu e que foi digitalizado para compor o acervo do Arquivo Público de Uberaba.

Numa iniciativa da servidora Raquel Blancato, do Arquivo Público daquela cidade, e com a qual o Arquivo Público de Paracatu já manteve contato anterior, as imagens referentes a Paracatu foram cedidas para este município, a fim de enriquecerem a história e permitirem ao público um maior conhecimento da cultura local.

O velho garimpo artesanal em Paracatu, em 1938. Foto: Otto Dornfield

Ao todo são 40 fotografias do ano de 1938 e que passam a compor o rico acervo do Arquivo Público de Paracatu e que para estarem acessíveis, serão tratadas, identificadas e indexadas em sistema de banco de dados da instituição.

Doações – Você também pode contribuir com o acervo de Paracatu. Caso possua uma foto antiga da cidade e deseja ceder a cópia digitalizada para o Arquivo Público Municipal, basta dirigir-se à Rua Temísticles Rocha, nº 249, próximo à Delegacia Civil ou então contatar-nos por meio do link Fale com a gente no site ou pelo telefone (38) 3671-5236.

(*) Carlos Lima é graduado em Arquivologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBa), é Pós-Graduado em Oracle, Java e Gerência de Projetos, é consultor em organização de arquivos e memória empresarial e exerce o cargo de Coordenador do Arquivo Público Municipal de Paracatu.

Atenção! Caso queira publicar esta matéria, cite o autor.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: