Programa de gestão de arquivos itinerante do Arquivo do Estado de São Paulo chega a Barretos

Esta ação visa garantir o amplo acesso às informações públicas pela população e à preservação do patrimônio histórico e documental da cidade[…]

Por: Jornal de Barretos (*)

Museu Municipal, Artístico e Cultural “Ruy Menezes”, em Barretos. Foto: Prefeitura Municipal de Barretos

 Barretos (SP) – 30/09/2011 – O Arquivo Público do Estado de São Paulo, órgão vinculado à Casa Civil, realiza nestas quinta(29) e sexta-feira (30) visita técnica à cidade de Barretos, localizada a 422 Km da capital paulista. Técnicos da instituição reunem-se com representantes da Prefeitura e da Câmara Municipal para discutir a implantação de um sistema de gestão de arquivos na cidade e transformá-lo em referência para toda região. Esta ação visa garantir o amplo acesso às informações públicas pela população e à preservação do patrimônio histórico e documental da cidade.
No arquivo municipal são guardados todos os documentos referentes à administração pública que possam ter valor histórico para a cidade. Um arquivo bem gerido é capaz de armazenar e disponibilizar à população o acesso à informação sobre as ações do Estado,  de maneira a garantir os direitos do cidadão. “O que se quer é garantir que o os municípios possam ter condições eficazes de gerir seus arquivos e documentos, respeitando, é claro, sua autonomia”, diz Manuella Ramalho, integrante da equipe que visitará a cidade.
Esta ação faz parte do Programa de Gestão Documental Itinerante nos Municípios, uma iniciativa do Arquivo Público para incentivar a institucionalização de Arquivos Públicos Municipais no Estado de São Paulo.
A visita técnica é a primeira etapa do programa e busca analisar a situação política documental das administrações municipais. A segunda etapa prevê a elaboração de um diagnóstico pela equipe do Arquivo Público e reuniões com autoridades locais no Encontro Paulista Regional sobre Gestão Documental Pública: por uma política municipal de arquivos, que este ano será realizado em Araraquara, no dia 8 de novembro de 2011. Após o Encontro, estratégias específicas serão traçadas para a realidade de cada município, a fim de atingir os objetivos conjuntamente pactuados.
Todo serviço oferecido é realizado gratuitamente pela equipe do Centro de Assistência aos Municípios. “Todas essas ações tem o objetivo de assegurar o acesso à informação, que é um direito do cidadão, a transparência da administração pública e a preservação do patrimônio documental e histórico para a região”, completa Igor Marangone, da equipe do Arquivo Público do Estado de São Paulo.

(*) Matéria publicada originalmente em 29/09/2011 pelo Jornal de Barretos

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