Fundação Conscienciarte traz adolescentes aprendizes ao Arquivo Público Municipal

A dedicação da turma fez-se notar não só na concentração durante todo o tempo da visita aos acervos, mas também na preocupação em tomar nota de tudo o que era transmitido[…]

Por: Carlos Lima (*)

Preocupados com o futuro profissional, alunos da Conscienciarte vão além da sala de aula e visitam o Arquivo Público. Foto: Carlos Lima/APMOMG

 Paracatu (MG) – 03/10/2011 – A manhã ensolarada deste primeiro sábado de outubro não poderia ser mais arquivística para os alunos da Fundação Conscienciarte, que participaram de uma visita técnica ao Arquivo Público Municipal de Paracatu.

Acompanhados pelo professor Milton Barbosa Machado, o grupo de 15 alunos do curso de Adolescente Aprendiz, veio ao Arquivo Municipal para assimilar na prática o conteúdo aprendido na disciplina de Arquivologia, que integra a grade curricular, que os capacita para trabalharem em escritórios, no comércio, entre outros ramos.

Na sala de acervo judiciário, interesse e atenção caracterizam os futuros profissionais. Foto: Carlos Lima/APMOMG

A dedicação da turma fez-se notar não só na concentração durante todo o tempo da visita aos acervos, mas também na preocupação em tomar nota de tudo o que era transmitido por meio de explicações sobre procedimentos, técnicas e recursos relacionados à gestão documental, à preservação do acervo e às novas tecnologias agregadas aos arquivos.

Ferramentas tecnológicas para recuperação da informação também foram exibidas para os visitantes. Foto: Maria José/APMOMG

Em meio a tanta informação, documento e parafernália técnica, os aprendizes adolescentes puderam conhecer muitos conceitos relacionados ao acervo da justiça comum (Fundo Poder Judiciário) e também a acontecimentos inerentes à história de Paracatu, como a sua evolução administrativa e seu crescimento econômico.

(*) Carlos Lima é graduado em Arquivologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBa), é Pós-Graduado em Oracle, Java e Gerência de Projetos, é consultor em organização de arquivos e memória empresarial e exerce o cargo de Coordenador do Arquivo Público Municipal de Paracatu.

Atenção! Caso queira publicar esta matéria, cite o autor.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: