Arquivo Público da Cidade de Aracaju retoma digitalização de documentos

Por: Prefeitura de Aracaju (*)

Aracaju: Turismo e Cultura em alta. Foto: Culturamix.com

Aracaju (SE) – 06/10/2011 – O Arquivo Público de Aracaju, uma das unidades da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Funcaju), retomou a digitalização de documentos e fotografias de seu acervo. O processo, iniciado no ano de 2009, foi interrompido por problemas operacionais em 2010, quando grande parte do que já havia sido digitalizado foi perdido. No último mês de agosto, a digitalização foi retomada. Desde então, mais de duas mil fotografias já estão no banco de dados dos computadores do Arquivo Público, à disposição de estudantes e pesquisadores.

Virginia Bispo diretora do Arquivo da Cidade de Aracaju. Foto: Prefeitura de Aracaju

“Estamos trabalhando na organização de nosso acervo para que, futuramente, ele esteja por completo à disposição da população através do meio digital. Por enquanto, algumas fotografias e recortes de jornais estão digitalizados para visualização apenas em nossos computadores, mas esperamos que até o final de 2012 tenhamos um link na internet para que qualquer pessoa, de qualquer computador, possa ter acesso aos documentos históricos da nossa cidade. Isso garante, além da difusão do conhecimento, a preservação de documentos e imagens tão importantes de Aracaju”, diz Virgínia Bispo, diretora do Arquivo Público.

O estagiário Charles Silva faz o processo de higienização e catalogação de cartas. Foto: Prefeitura de Aracaju

Atualmente, o Arquivo Público contém mais de 10 mil fotografias de bairros, monumentos e festividades da cidade, cerca de 1.200 livros de autores sergipanos ou que retratam a capital, 602 mapas e diversos jornais, inclusive o ‘Diário do Estado’, de 1896 e o ‘Estado de Sergipe’, de 1899, publicações mais antigas do acervo. Todos esses documentos, segundo Virgínia, serão digitalizados, com exceção dos mapas e jornais, por causa do tamanho.

Por enquanto, alguns funcionários trabalham fazendo a higienização e a catalogação dos documentos. Enquanto outros são responsáveis pela digitalização e classificação das imagens, informando a data, o local e, quando possível, o evento fotografado. “Esse trabalho tem ajudado bastante os pesquisadores que frequentam o Arquivo, inclusive estudantes de mestrado e doutorado, principalmente de História e Arquitetura, que vêm em busca das imagens de Aracaju de antigamente. Mas é bom sempre lembrar que o Arquivo Público está de portas abertas para toda a população que quiser conhecer, além das fotografias, livros e mapas, um pouco mais do bairro e da cidade onde vive”, conclui Virgínia.

Avenida Augusto Maynard durante a sua construção. Foto/Reprodução: Prefeitura de Aracaju

Arquivo Público

Localizado na Avenida Hermes Fontes, 399, bairro São José, o Arquivo Público funciona, das 8h às 18h, para pesquisa de documentos, jornais e fotografias do município de Aracaju, datadas desde o final do século passado. Além disso, a instituição também recebe visitas monitoradas com pequenos grupos de estudantes e é uma excelente fonte de informação sobre técnicas arquivísticas. Para saber mais, basta entrar em contato pelo telefone (79) 3179-1381.

(*) Publicado originalmente em 05/10/11 pela Prefeitura de Aracaju

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: