Paracatu 213 anos: Construindo um futuro promissor

Por: Carlos Lima (*)

Esquina entre o Largo da Jaqueira e a Rua Samuel Rocha.: Núcleo Histórico Central. Foto: Carlos Lima / Out. 2010 / Acervo Arquivo Público de Paracatu-MG

Paracatu (MG) – 19/10/2011 – Paracatu, que do tupi-guarani significa rio bom e faz menção ao rio de mesmo nome, chega aos seus 213 anos – se contados apenas desde o período em que houvera a elevação de Arraial para Vila – com um patrimônio que a enobrece e que a torna diferente e atrativa ao olhar de turistas, pesquisadores, empresários e de sua própria população.

Tanta riqueza histórica e natural presente assim na arquitetura do casario, nas cachoeiras e quedas d’água, nas manifestações religiosas e folclóricas, no artesanato e na culinária, não poderia e não pode estar oculta para a comunidade, que no contexto político-social, exerce papel fundamental como esfera multiplicadora da preservação e divulgação de toda esta cultura local.

A educação patrimonial, processo pelo qual se conduz um indivíduo a refletir, conhecer e valorizar aquilo que está relacionado a sua história e as suas tradições, vem sendo realizado na cidade de forma considerável com estudantes da rede pública de ensino, que através de visitação descobrem o seu passado no Núcleo Histórico de Paracatu e passam a compreender a relevância deste para um futuro sustentável.

Maquete do Colégio Afonso Arinos, durante exposição do encerramento das atividades do programa Descubra Patrimônio Paracatuense. Foto: Carlos Lima/Acervo APMOMG

O Projeto Paracatu 2030, que prevê uma série de programas destinados à promoção do desenvolvimento sustentável do município e que envolve o poder público, o setor privado e a sociedade civil organizada, proporcionou a milhares de alunos com idades entre 10 e 18 anos, o contato inicial com os bens públicos e privados que concentram traços históricos.

Vista Panorâmica de Paracatu a partir do Loteamento Bandeirantes. Foto: Carlos Lima/Acervo APMOMG/Out. 2011

Por meio do programa “Descubra patrimônio paracatuense”, crianças, adolescentes e jovens percorreram a área urbana tombada pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e receberam orientações sobre como o patrimônio histórico pode incrementar a economia local por meio da geração de renda e emprego sem causar grandes impactos para o meio ambiente.

Iniciativa louvável também ocorreu por parte da Secretaria Municipal de Cultura, que promoveu o 1º Concurso de Maquetes com a participação também de estudantes, que expuseram verdadeiras “obras de arte” representativas do Núcleo Histórico de Paracatu, como o Sobradinho do Sant’Ana, o Colégio Afonso Arinos, o beco do Siô Candinho, entre outros.

Alunos da Escola Municipal Coraci Meireles na fachada do Arquivo Municipal. Foto: Carlos Lima/Acervo APMOMG/Jun 2011

Aberto a toda comunidade, o Arquivo Público Municipal, ainda que com parcos recursos e sofrível número de funcionários, participou de todas estas ações de educação patrimonial com visitas guiadas aos acervos e também com palestras na própria instituição e em outros locais, inclusive no interior do Estado da Bahia.

Na data de 20 de outubro comemora-se o aniversário de Paracatu e este festejo é motivo de orgulho tanto para os filhos da terra, quanto para aqueles que vieram buscar aqui uma oportunidade para serem felizes, pois o município é lugar distinto, bonito e berço de uma história não só do Noroeste Mineiro, mas também do Brasil, e como tal, almeja um futuro promissor para todo o seu povo.

(*) Carlos Lima é graduado em Arquivologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBa), é Pós-Graduado em Oracle, Java e Gerência de Projetos, é consultor em organização de arquivos e memória empresarial e exerce o cargo de Coordenador do Arquivo Público Municipal de Paracatu.

Atenção! Caso queira publicar esta matéria, cite o autor.

Anúncios

Uma resposta

  1. Prezado Carlos,

    Pessoas como você é dom divino. Parabéns pelas matérias, estão ótimas!
    Obrigada por incluir o CVT como parceiro.
    Estamos à disposição de vocês.

    Obrigada!
    Cidinha.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: