Blog denuncia e Câmara de Caruaru regulariza situação de Arquivo

Por: Blog Falando de Política (*)

Barata circula entre os documentos do Arquivo da Câmara Municipal de Caruaru. Foto: Blog Falando de Política

Caruaru (PE) – 29/11/2011 – Após o Blog Falando de Política denunciar o total abandono do setor do Arquivo Histórico e Documental da Câmara Municipal de Caruaru, a 131 Km de Recife, o presidente da Casa, Lícius Cavalcante (PCdoB) mandou fazer uma limpeza no local. A sala servia de garagem e estava abarrotada de entulhos, dando abrigo aos ratos e baratas. Os funcionários do setor chegaram a reclamar da gravidade da situação, alegando insalubridade, devido ao mofo e a sujeira. A reforma, porém, deve ficar mesmo para o ano que vem. Só mesmo com os olhos da imprensa para por as coisas em ordem.

A Denúncia – 04/11/2011 – Por: Blog Falando de Política

O Arquivo Público é o local responsável pela preservação e manutenção do acervo histórico e documental. No entanto, o Arquivo da Câmara Municipal de Caruaru não reflete a mesma idéia. A reportagem do Extra constatou que o local designado para guardar os documentos do Legislativo esta, literalmente, entregue as baratas. Nos últimos oito meses, a sala que deveria servir para arquivar leis, cartas, atas, jornais, contratos, entre outros documentos importantes, foi transformada em garagem e depósito de entulhos. Para piorar, a licitação que previa a reforma da Casa foi cancelada, devido a não publicação do edital e possíveis ‘vícios’ na aquisição de material.

Considerado o guardião da memória da cidade, com informações valiosas, a Arquivo do Legislativo não é mais o mesmo. O lugar deu espaço para garagem de carros e motos, além de servir de depósito para um amontoado de cadeiras e mesas quebradas.

Segundo o responsável pelo departamento de arquivo, há mais de oito meses, o setor não recebe a devida atenção. Inclusive, a falta de manutenção cedeu espaço para ratos e baratas, sem falar nas traças, insetos encarregados de destruir os papéis que guardam em seus textos a história da cidade. “Desde abril, está desse jeito. Há dois meses eu disse que não tinha mais condições de trabalhar no local, por questões de insalubridade”, reclama o arquivista Ledo Antônio dos Santos. “O local parece um verdadeiro lixão. Quando eu entro na sala, muitas vezes, pela manhã, vejo até baratas e ratos”, completa.

Ainda segundo o servidor, a reforma do setor de arquivo deve ser feita ainda este mês. Entretanto, o responsável pelos documentos históricos está pouco esperançoso quanto a organização do local. “Fiquei sabendo que neste mês de novembro ou dezembro vão reformar a sala do arquivo. Mas eu não acredito muito nisso. Dizem que o projeto de reforma já entrou em estágio de licitação. Mas eu só acredito quando ver a reforma concluída”, duvida Ledo.

Cancelada
A reportagem do Extra ainda apurou que a licitação que previa a reforma da Câmara dos vereadores de Caruaru foi cancelada, devido a uma série de erros contidos no processo licitatório. Segundo fontes, o edital de licitação não foi publicado como determina a lei, contendo ‘vícios’. “Estava previsto que uma mesma empresa poderia fornecer o material de construção para as reformas, além do mobiliário. Isso leva a possibilidade de irregularidades”, contou a fonte, que preferiu manter anonimato.

Arquivo
Entre os documentos históricos do arquivo da Câmara Municipal de Caruaru estão: a 1ª ata de reunião do Legislativo caruaruense, a ata de fundação da cidade, homologação dos prefeitos eleitos e nomeados, projetos e leis aprovados desde 1857, além de atas que cassaram políticos no período da ditadura.

A sala que deveria servir para arquivar leis e documentos históricos da Câmara de Caruaru foi transformada em garagem e depósito de entulhos. Foto: Blog Falando de Política

A reportagem do Extra tentou entrar em contato com o presidente da Câmara Municipal de Caruaru, Lícius Cavalcante (PCdoB). Porém, o vereador se recusou a falar sobre o cancelamento da licitação que prevê reformas na Casa, alegando que não concede entrevista por telefone. No momento da ligação, Lícius disse que estava na Zona Rural. Contudo, ele chegou a afirmar que um novo edital do processo licitatório para as reformas será apresentado ainda este ano.

(*) Matéria publicada originalmente em 12/11/20111

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: