Paracatu implanta o projeto Cidade Digital

Prefeito Vasquinho, entregou 910 computadores ‘netbooks’ aos alunos

Por: Prefeitura Municipal de Paracatu (*)

Estudantes da rede municipal de ensino contemplados com netbooks. Foto: Geraldo Evandro/Prefeitura Municipal de Paracatu

Paracatu(MG) – 05/12/2011 – Na manhã desta quinta-feira, 01, o Prefeito Vasco Praça Filho, Vasquinho, entregou 910 computadores ‘netbooks’ aos alunos de 4° e 5° anos de escolas municipais urbanas e mais 15 às secretarias das escolas. O Projeto de Inclusão Digital é uma realização da Prefeitura através da Secretaria de Educação em parceria com a Bevap Bioenergia. O objetivo da ação é disponibilizar e possibilitar a inclusão digital bem como a modernização das ferramentas de ensino de educadores, alunos e suas famílias.

 Oito escolas da rede municipal receberam a nova tecnologia com a implementação do maior projeto de inclusão digital em escolas de todo o estado de Minas Gerais. Além da entrega dos computadores, o projeto conta com a instalação de banda larga nas escolas, redes WiFi e câmeras de segurança nas praças Firmina Santana e do Alto do Córrego.

 Para a secretária de Educação Maria José Gonçalves Santos, Zequinha, a parceria com a Bevap proporcionará aos alunos o direito ao acesso digital, ou seja, “a educação atendendo as exigências do século 21”, afirmou. Já a professora Ivanete Souza Guimarães, da escola Leonor Ulhôa Victor Rodrigues, ressaltou a importância do uso dos ‘net books’ como ferramentas de ensino que possibilitam a construção do conhecimento, gerando grandes avanços no processo de educação. Os professores dos alunos beneficiados receberão cursos básicos de informática e dos programas desses equipamentos.

Prefeito Vasquinho assina documento do programa ao lado da Secretária municipal de Educação Zequinha e de acionista e o Presidente da Bioenergética Vale do Paracatu e do Gerente da Caixa Econômica de Paracatu. Foto Geraldo Evandro/Prefeitura Municipal de Paracatu

O presidente da Bevap, Márcio Gotlib, destacou o valor da informática para o futuro profissional dos alunos e também a contratação da empresa XN Brasil, responsável por montar os sistemas nas máquinas. “Vocês alunos serão os profissionais de amanhã. Unindo a educação adequada, a conhecimentos em inglês e informática com dedicação, vocês aumentarão suas possibilidades de trabalho. Abracem essa semente”, aconselhou.

Vasquinho, completou os discursos enfatizando a importância do projeto, da valorização da criança e do educador através das parcerias firmadas para a concretização do maior projeto de inclusão digital de Minas Gerais. E aproveitou para pedir à Bevap a expansão do projeto com a inclusão no próximo ano de mais instituições: “Mesmo com esta grande realização, nós solicitamos e acreditamos na ampliação do projeto para mais escolas municipais, estaduais, e inclusive a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais)”, concluiu o prefeito.

Estiveram presentes na ocasião Silvina Dana Selva (acionista da Bevap), Rodrigo (gerente da Caixa Econômica Federal), Jorge Carlos Amin (representante da XN Brasil), representantes de instituições e empresas locais, secretários municipais, vereadores, o deputado federal Antonio Andrade, dentre outras autoridades, personalidades, estudantes, professores e diretores.

O investimento total do projeto de inclusão digital será de R$ 4 milhões para oferecer as crianças recursos e a realização de um sonho. Na solenidade, o coral da escola Márcia Macedo Meireles (CAIC) apresentou-se, incluindo no repertório o hino da cidade.

(*) Publicado originalmente em 01/12/2011.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: