Acervo sobre a colonização da região de Erechim, no Rio Grande do Sul, é doado ao Arquivo Histórico

Documentos foram doados pela família Fünfgelt. Uma gama de informações da Empresa colonizadora Luce & Rosa, contará ainda mais a história da colonização na região

Por: Prefeitura Municipal de Erechim – ASSECOM (*)

Carla Fünfgelt doou ao Arquivo Histórico Municipal documentos sobre a colonização de Erechim e região. Foto: Daniel Dalpizzolo/ASSECOM P. M. de ERECHIM

Erechim (RS) – 17/01/2012 – O Arquivo Histórico Municipal Juarez Miguel Illa Font, localizado em Erechim, município a 362 Km de Porto Alegre, recebeu no último dia 10 a doação de uma grande quantidade de documentos históricos, referentes ao período de colonização do município. O material foi repassado por Carla Fünfgelt, filha de Carlos Fünfgelt falecido no início de 2012. O acervo estava localizado nos arquivos pessoais da família.

O material foi recebido pela secretária adjunta de Cultura, Esporte e Turismo, Clarisse Maronesi, e pelo coordenador do Arquivo Histórico, Rodrigo Alves Pereira. As informações contidas nos documentos dizem respeito, entre outras coisas, às atividades da colonizadora Luce & Rosa, que dividia com o Estado a colonização da região Alto Uruguai, bem como históricos referentes ao período de colonização do município e região.

Segundo o coordenador do Arquivo Histórico, “estes são documentos extremamente importantes para nosso Arquivo, pois pertenciam a uma das empresas que lideraram o processo de colonização de Erechim e do Alto Uruguai. São arquivos que servirão para pesquisas sociais e históricas sobre nosso município”.

A secretária adjunta de Cultura, Esporte e Turismo, Clarisse Maronesi, agradece à família pela doação. “Fünfgelt fez parte da história de Erechim, e esta documentação estará agora em mãos de profissionais para ser preservada junto dos demais documentos existentes no Arquivo Histórico, onde a trajetória de nossa cidade pode ser visualizada por toda a população”, disse ela.

Serviço:

Arquivo Histórico Municipal Joarez Miguel Illa Font

Avenida Pedro Pinto de Souza – Erechim – RS

Horário de atendimento: das 8h às 11h30min e das 13h30min às 18h.

Informações: (54) 3522 9284.

Exposição no Arquivo Histórico de Erechim. Foto: Click RBS

(*) Publicado originalmente em 12/01/2012

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: