Arquivo Público do Piauí vai digitalizar mais de um milhão de documentos

Para desenvolver esse trabalho, o Arquivo Público vai receber o apoio das duas maiores universidades do Estado

Por: Redação do GP1 (*)

Arquivo Público do Piauí

Teresina (PI)– 07/03/2012 – O projeto é audacioso: Digitalizar mais de um milhão de documentos do Arquivo Público do Piauí. São manuscritos, textos impressos, publicações legais, revistas, livros e jornais, muitos do século XVIII. O centro de pesquisa tem grande importância para os trabalhos historiográficos desenvolvidos sobre a História do Piauí e do Nordeste.

Para desenvolver esse trabalho, o Arquivo Público vai receber o apoio das duas maiores universidades do Estado. A Universidade Federal do Piauí (UFPI) e a Universidade Estadual do Piauí (Uespi). “É um apoio fundamental para realizarmos esse grande projeto, são estudantes  e professores interessados em dar esse grande passo para a preservação da cultura e da identidade piauiense”, explica o diretor da Casa Anísio Brito, Luter Gonçalves.

Ainda este semestre, uma equipe da UFPI começa a digitalização dos documentos de Parnaíba. São artigos antigos que requerem cuidados até com a exposição ao sol. “Temos documentos da época do Piauí Província, alguns danificados por causa do tempo, precisamos urgentemente recuperar esse material, são pedaços da nossa história que devem ser preservados”, reitera Luter.

A abertura da Casa Anísio Brito está prevista para o fim de abril. O prédio está em reforma. A diretoria do centro estuda instalar nos fundos um espaço exclusivo para o trabalho permanente de digitalização. Uma sala informatizada com todos os recursos para o trabalho de especialistas.

O Arquivo Público do Piauí – Casa Anísio Brito completa, em 2012, 103 anos. Foi criado em 8 de julho de 1909 pela Lei Estadual nº 553. A Casa, que leva o nome do então governador, surgiu das ideias inovadoras durante o início do século XX, através dos intelectuais Abdias Neves, Clodoaldo Freitas, Higino Cunha, Antonino Freire e o do próprio Anísio Brito.

Arquivo Público do Piauí – Casa Anísio Brito

SERVIÇO:

Horário de funcionamento: manhã e tarde de segunda à sexta

Endereço:

Rua Coelho Rodrigues, 1016

Teresina-PI

Fone: (86) 3221-5541

 

(*) Publicado originalmente em 04/03/2012

Anúncios

Uma resposta

  1. Inês de Sampaio Pacheco | Responder

    Que maravilha!!! Essas medidas são alentadoras. Dão-nos a esperança de ainda conseguir preservar o que resta de nossa história.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: