Feira de agricultura familiar movimenta Paracatu a partir desta quinta-feira (12)

Durante o evento, haverá um encontro para discutir sobre a viabilidade de implantar, na região Noroeste, uma unidade da Ceasa

Por: FETAEMG (*)

Feirinha de Paracatu: Com a Agripar, renova-se a esperança da valorização do feirante e do local bastante visitado aos sábados, nas imediações da Prefeitura. Foto: Carlos Lima/Set. 2011

Paracatu (MG) – 11/04/2012 – Durante quatro dias, de 12 a 15 de abril, Paracatu irá se transformar no principal polo da agroindústria e do artesanato da região Noroeste de Minas Gerais, com a realização de sua primeira Feira de Agricultura Familiar (Agripar). “Queremos divulgar o potencial de produção da agricultura familiar de todas as regiões do Estado e a Agripar surgiu com a ideia de fortalecer o segmento na região abrindo novos mercados para os produtos”, ressalta o presidente da Fetaemg (Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais) Vilson Luiz da Silva, que afirma ainda que a Agripar está na mesma linha da Feira de Agricultura Familiar de Minas Gerais (AgriMinas), que vem acontecendo desde de 2006 em Belo Horizonte e já se tornou uma tradição no Estado, por apresentar resultados significativos no fortalecimento da agricultura familiar mineira.

Durante os quatro dias de realização da feira, toda a diversidade de produtos agroatersanais da região Noroeste, como por exemplo, a cachaça, queijo, doces, quitandas, além do artesanato estarão distribuídos em 30 estandes, divulgando e promovendo o potencial da agricultura familiar na região, e ao mesmo, abrindo novos mercados. Além de divulgar e comercializar seus produtos, os agricultores e assentados da reforma agrária terão a oportunidade de trocar experiências sobre comercialização, mercado e tecnologias, além de assistir à palestra sobre empreendedorismo rural. Haverá também um encontro entre lideranças locais e agricultores familiares com representantes da Ceasa Minas para discutir sobre a viabilidade de implantar na região Noroeste uma unidade da Ceasa.

A Feira vai se transformar ainda num espaço cultural e de entretenimento para o público visitante que, além de poder fazer negócios, terá a oportunidade de conhecer as “coisas do interior de Minas”, como por exemplo, apresentações regionais de cantores. Haverá também uma praça de alimentação com comidas típicas da região. Num só espaço será oferecida uma diversidade de atrações, que vão desde negócios à entretenimento.

Na abertura do evento, será feita a entrega do Prêmio Destaque Jovem Rural instituído pelo decreto 4244 de 23 de agosto de 2011, com o objetivo de reconhecer as iniciativas de trabalho de jovens agricultores familiares. O prêmio é concedido uma vez por ano nas categorias: pecuária, agricultura, criatividade rural e sustentabilidade ambiental.

A Agripar será realizada na Praça Firmina, no centro de Paracatu. A promoção é da Secretaria Municipal de Agricultura de Paracatu com a parceria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município e apoio da Fetaemg.

(*) Publicado originalmente em 10/04/2012. Com alteração do título.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: