1ª Feira de Agricultura Familiar encanta população e turistas em Paracatu

Estudo de viabilidade para a vinda da Ceasa está sendo desenvolvido e há grandes possibilidades para a sua implantação em Paracatu

Por: Carlos Lima (*)

1ª Feira de Agricultura Familiar de Paracatu: Diferentes culturas presentes no evento. Foto: Carlos Lima

Paracatu (MG)– 16/04/2012 – “Venha conhecer o campo sem sair da cidade”. Foi com este slogan que a 1ª Agripar, a Feira de Agricultura Familiar de Paracatu, reuniu, durante 4 dias de atrações, desde a última quinta-feira (12) na Praça Firmina Santana, agricultores, artistas, feirantes, artesãos, estudantes, índios, turistas, consumidores, entre muitos outros tipos de público.

Indíos Pataxos de Carmésia e o músico Ildeu Goulart, em noite de apresentação. Foto: Prefeitura Municipal de Paracatu

No palco, artistas como Cida Gomes, a Concessa da TV Record, e Ildeu Goulart, músico, os índios Pataxós de Carmésia, Minas Gerais e do Grupo “Fio Ação”, das fiandeiras de Natalândia, no Noroeste de Minas e os Seresteiros da Casa de Cultura, encantaram ao público presente com as suas belíssimas apresentações.

No sábado (14), pela manhã, horário em que acontece a tradicional feirinha nos fundos da Prefeitura, serviços ao cidadão foram prestados gratuitamente por Instituições de Ensino locais, como aferição de pressão, índice de massa corpórea ideal e exame de glicemia, numa demonstração de que a Feira foi acima de tudo uma promoção pela cidadania em Paracatu. Para refrescar, foram distribuídos picolés de graça para a criançada e aos demais presentes.

Educação Ambiental na Feira: Felinos empalhados são expostos pela Polícia Ambiental. Foto: Carlos Lima

A Polícia Ambiental também trouxe a sua contribuição para o evento, ao expor animais empalhados, vivos e alguns equipamentos (armadilhas) utilizados por infratores na captura ilegal de certos bichos no cerrado. Dentro de um cubo de vidro, uma cascavel exibia de tempos em tempos a língua para os curiosos.

Outro assunto de grande expectativa foi sobre a possível instalação de uma unidade do CeasaMinas (Centrais de Abastecimento de Minas Gerais S/A) em Paracatu, o que foi tratado em uma reunião com representantes da unidade de Belo Horizonte, comerciantes e gestores do município e de outros órgãos. Perguntado sobre isso, um dos organizadores da Feira, o servidor da Secretaria Municipal de Agricultura, Fausto Rezende Chaves, 42 anos, afirmou que “um estudo de viabilidade para a vinda da Ceasa está sendo desenvolvido e que há grandes possibilidades para a sua implantação em Paracatu”.

Ainda segundo Fausto, “houve uma integração muito forte entre o homem do campo e o consumidor residente no meio urbano, o que revelou desta forma que a cidade é também uma potência na agricultura familiar”.

Programada para acontecer uma vez ao ano, a Feira de Agricultura Familiar é um projeto que visa ao fortalecimento da chamada “Feirinha de Paracatu”, que embora aconteça regularmente aos sábados(Fundos da Prefeitura) e domingos (na Praça do Santana), não dispõe ainda de uma infra-estrutura  suficientemente capaz de garantir segurança e maior fluxo de negócios, como um Mercado Municipal, a exemplo de outras cidades que vêem neste empreendimento um espaço turístico, cultural e para a prestação de um melhor serviço à clientela.

(*) Carlos Lima é graduado em Arquivologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBa), é Pós-Graduado em Oracle, Java e Gerência de Projetos, é consultor em organização de arquivos e memória empresarial e exerce o cargo de Coordenador do Arquivo Público Municipal de Paracatu

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: