Guaramirim, em Santa Catarina, implanta Arquivo Histórico

A previsão é de que em aproximadamente três meses todos já poderão ter acesso às informações

Por: Jornal O Regional SC (*)

Arquivo Histórico de Guaramirim em Santa Catarina. Foto: Jornal O Regional SC

Guaramirim (SC)– Documentos, fotos, objetos podem ser doados para que a cultura local seja mantida Arquivo Histórico de Guaramirim, cidade localizada a 181 Km da capital Florianópolis, em Santa Catarina. Localizado junto à Biblioteca Pública, o Arquivo está recebendo cuidados especiais. Após a aquisição do acervo particular do Sr. Daniel Graudin, que agora está no Arquivo Histórico, os moradores do município terão mais um pilar para conhecer melhor a sua história.  No momento, o arquivo passa por um processamento técnico, com catalogação de documentos, organização, higienização e restauro. Enquanto isso, a equipe aguarda a aprovação do nome pela Câmara de Vereadores, para enviar a inscrição como entidade custodiadora de acervo arquivístico ao Conarq (Conselho Nacional de Arquivos).

O Arquivo Histórico já reúne uma série de documentos, livros, fotografias, reproduções, jornais, cartas e mapas, que carregam importantes detalhes da história de Guaramirim. As informações ficarão disponíveis a todos, para incentivar a pesquisa. A previsão é de que em aproximadamente três meses todos já poderão ter acesso às informações.

“Com o correto armazenamento dos documentos congelamos a história do município, não ficando refém da memória dos outros. Pessoas que tenham objetos, documentos, fotos ou referencias a história do município podem nos procurar para doar”, destaca o historiador responsável pelo arquivo, Felipe Côrte Real.

Para realizar pesquisas no arquivo, será efetuado um cadastro com os usuários que, com hora marcada, irão receber o auxílio do historiador para pesquisa.

(*) Publicado originalmente em 10/05/2012.  Com alteração do título.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: