Implantação do Arquivo Histórico de Eunápolis, na Bahia, é lei mas não avança

Por: Geraldinho Alves/Imprensa Livre Bahia

Acervo da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), parceira na criação do Arquivo Histórico de Eunápolis, no Extremo Sul da Bahia. Foto: Divulgação/Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal

Eunápolis (BA) – 15/05/2012 – Criado por Lei nº 738, de 17 de maio de 2010, o Arquivo Histórico do Município de Eunápolis, cidade localizada a 662 Km da capital baiana, saiu do papel, mas já voltou para a gaveta, apesar da sua importância.

O jornalista e pesquisador Teoney Guerra deu início ao Arquivo, mas o trabalho foi interrompido. Falta um local adequado para instalação.

Jornalista Teoney: Fundador do Arquivo Histórico de Eunápolis. Foto: Imprensa Livre Bahia

De acordo com o jornalista, já existem diversas peças significativas no Arquivo, como um documento particular – um recibo, datado de 27 de agosto de 1952 e passado em ‘Nova Floresta’. “É o primeiro documento que prova que o povoado teve a denominação de Nova Floresta”, afirma o organizador do acervo.

Outros documentos importantes já obtidos fazem parte dos processos de emancipação do município que tramitaram na Assembleia Legislativa da Bahia. Há, ainda, um exemplar de uma publicação produzida pelos frades capuchinhos, que conta toda a história dos 50 anos de atuação dos Capuchinhos no Extremo Sul baiano.

O Arquivo precisa de ser instalado nas dependências da Câmara Municipal, e dará à população, em especial aos estudantes, oportunidade de conhecer detalhes da historia do município, e fazer pesquisas, além de resgatar e preservar a nossa história.

(*) Publicado originalmente em 12/05/2012. Com alteração do título.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: