Arquivo Público de Campos dos Goytacazes, no Rio, completa 11 anos

500 partituras encontram-se disponíveis para pesquisa no local

Por: Dayse Mendonca/Site Cadê Campos (*)

Solar que abriga o Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho, em Campos dos Goytacazes. Fonte: Instituto Historiar

Campos dos Goytacazes (RJ) – 18/05/2012 – O Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho, que completa nesta sexta-feira (18) 11 anos de criação, está disponibilizando para pesquisa mais de 500 partituras musicais de autores regionais e nacionais e ritmos diversos, clássicos e populares, como samba, maxixe, valsa e polca, das décadas de 1930 e 1940. O acervo servirá para pesquisas de graduandos, pós-graduandos, mestrandos e doutorandos de várias faculdades e universidades da região.

O Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho, que completa nesta sexta-feira (18) 11 anos de criação, está disponibilizando para pesquisa mais de 500 partituras musicais (Foto: Divulgação)

O diretor do Arquivo Público Municipal, o museólogo Carlos Freitas, fala da importância desse acervo de partituras musicais, que está sendo disponibilizado para pesquisa. “Isso é importante porque abre determinados leques de pesquisa. São partituras originais que estavam na Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima e que estão preservadas de alguma forma. Esse acervo foi implantado há cerca de dois anos. Fizemos um trabalho interno de identificação da coleção, organização e limpeza e, agora, estamos disponibilizando para pesquisa”, informou Freitas.

– Também estamos terminando uma obra no entorno do Solar do Colégio para a preservação do próprio prédio. A obra envolve pintura e conservação. O Solar do Colégio é um ícone da nossa região. Estamos preservando a memória e a edificação. Tivemos de abrir todo o alicerce para não haver problemas de infiltração. Existe todo um trabalho do patrimônio histórico seguindo uma série de conceitos – afirmou o diretor do Arquivo.

Os 11 anos da criação do Arquivo Público Municipal serão marcados com uma prestação de contas nesta sexta-feira (18), a partir das 18 horas, no próprio Solar do Colégio, onde serão apresentados os trabalhos de pesquisa que foram desenvolvidos no último ano. Ao final das explanações, haverá o tradicional feijão amigo do Arquivo, que é distribuído todos os anos.

A programação comemorativa prossegue no dia 17 de junho com a 2ª Cavalgada e Charretada do Solar do Colégio, com saída a patir do meio-dia de Poço Gordo e apresentação de quatro bandas de forró. “Em todas as cavalgadas que nós vamos encontramos pessoas com charrete. Por isso tivemos essa ideia de criar um concurso da charrete mais enfeitada. Isso atrai as pessoas. Incentivamos as pessoas a participar e levar as famílias. Será um programa familiar”.

(*) Publicado originalmente em 17/05/2012. Com alteração do título.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: