Morre Petrônio Costa, um dos fundadores do Arquivo Público de Paracatu

Por: Carlos Lima (*)

Da esquerda para a direita: Maria Cecé, Sueli, Graça e Petrônio, membros da Comissão para Implantação do Arquivo Público de Paracatu. Foto/Reprodução: Jornal de Paracatu/Maio 1993/Acervo APMOMG

Paracatu(MG) – 18/05/2012 – Faleceu nesta quarta-feira (16) em Brasília, Distrito Federal, o Professor Petrônio Costa. Dedicado à cultura e às artes de Paracatu, ele foi um dos fundadores do Arquivo Público Municipal, em 1994, em que fazia parte  de uma comissão destinada à implantação do referido órgão, composta por Maria da Conceição Amaral Miranda de Carvalho (Cecé), Helen Ulhôa Pimentel, Maria das Graças Caetano Jales (então Diretora-Presidente da Casa da Cultura de Paracatu), Suely Assunção Silva, Max Ulhôa e Letícia Lepesquer Cordeiro, durante o Governo do então Prefeito Manoel Borges de Oliveira, período em que também exerceu o cargo de Secretário da Cultura, conforme afirma matéria do extinto Jornal de Paracatu, de maio de 1993 (ver box abaixo).

De acordo com a servidora pública municipal da Casa de Cultura, Luciana Botelho, que fora sua aluna na antiga Escola Normal no final da década de 60, Petrônio Costa era professor de desenho e fora acometido, em momentos recentes, por leucemia.

Ainda de acordo com o Jornal de Paracatu, edição de maio de 1993, o professor Petrônio foi também um dos fundadores da Fundação Municipal Casa de Cultura, órgão da administração municipal que congrega a Casa de Cultura, o Arquivo Público, a Biblioteca Municipal e o Museu Histórico.

Segundo informações preliminares, o enterro aconteceu nesta quinta-feira. O Prefeito Municipal de Paracatu, Vasco Praça Filho, decretou luto oficial por três dias.

Edição do Jornal de Paracatu, de Maio de 1993. Acervo do APMOMG

(*) Carlos Lima é graduado em Arquivologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBa), é Pós-Graduado em Oracle, Java e Gerência de Projetos, é consultor em organização de arquivos e memória empresarial e exerce o cargo de Coordenador do Arquivo Público Municipal de Paracatu

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: