Jornal O Estado de São Paulo lança acervo digitalizado e Prefeito de São Paulo faz consulta online sobre sua reeleição durante cerimônia

Por: Felipe Frazão, de O Estado de S.Paulo

Tecnologia a serviço da memória: Prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD), pesquisa matéria sobre sua reeleição em 2008. Foto: Paulo Liebert/AE

São Paulo (SP) – 24/05/2012 – O prefeito de São Paulo Gilberto Kassab (PSD) foi o primeiro político a chegar à festa de lançamento do acervo digital do Estadão. Kassab louvou a publicação do arquivo do Estado na internet. “É uma iniciativa louvável. Todos nós que aprendemos a acordar com o Estadão na porta, é um jornal que leio praticamente desde que aprendi a ler e quase todos os paulistanos principalmente porque é feito em São Paulo, para nós é muito gratificante saber que agora, a qualquer momento, de uma maneira muito fácil através do portal, poderemos fazer qualquer consulta em relação a qualquer período e qualquer assunto.”

Em sua primeira experiência com a interface de pesquisa do acervo, Kassab quis procurar a reportagem de capa que noticiava a sua reeleição em 2008. A notícia foi manchete da edição de 27 de outubro de O Estado de S. Paulo. O prefeito demorou alguns minutos para achar a capa, porque não se lembrava da data exata. “Vocês acham que eu lembro o dia?”, disse rindo.

Questionado se a Prefeitura também planejava colocar mais arquivos online e abertos – além dos gastos e projetos disponíveis no Portal da Transparência -, Kassab disse que a Prefeitura foi pioneira na divulgação de dados – agora obrigatória de acordo com a Lei de Acesso a Informação. “Quem está na vida pública tem de ter a consciência de que é fundamental colocar a ação do administrador à disposição”, disse Kassab.

Acervo Fotográfico de O Estado de São Paulo. Foto: Filipe Araújo/AE

Alckmin disse que o projeto do acerto digital do Estado é extraordinário. “A digitalização do acerto doEstadão é importante para a história do Estado de São Paulo e do País. São 137 anos de uma linha editorial em defesa da liberdade e da democracia. É um registro histórico de grande valor para a universidade, para a comunicação e a democracia. Vai facilitar muito a vida de todo mundo que queira ter acesso a essa história.”

Alckmin destacou a importância da cobertura jornalística de episódios internacionais do Estado.

(*) Publicado originalmente em 23/05/2012. Houve alteração do título.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: