Arquivo Público vai ao Dom Elizeu e alunos participam de palestra sobre memória

Por: Carlos Lima (*)

Arquivista Carlos Lima profere palestra sobre memória aos alunos do 3º ano do Colégio Dom Elizeu. Foto: Acervo do Arquivo Público de Paracatu

Paracatu (MG) – 29/10/2012 – No mês em que se comemoram os 214 anos de Paracatu, a comunidade procura com razoável rigor refletir sobre seu papel na dinâmica da construção de sua história. Prova disso é que, a convite do Colégio Dom Elizeu, o Arquivo Público Municipal foi, na tarde desta sexta-feira (26), à instituição levar mais conhecimento aos seus alunos sobre a memória oriunda dos documentos históricos.

Com um breve alongamento muscular para deixar os cerca de sessenta estudantes do terceiro ano mais a vontade, a palestra “Conhecendo a nossa memória” foi proferida pelo bacharel em Arquivologia Carlos Lima, que é coordenador do Arquivo Público Municipal.

Alunos do 3º ano do Dom Elizeu alongam os músculos para terem uma palestra mais produtiva. Foto: Acervo do Arquivo Público de Paracatu

No contexto do aniversário da cidade, uma temática rica sobre o período do Arraial de São Luiz e Santana das Minas do Paracatu, de modo a perpassar por sua elevação à categoria de Vila em 1798 e pela emancipação em março de 1842, até o registro de alguns fatos menos distantes, foi apresentada à criançada a partir de fontes do próprio acervo do Arquivo Público.

Matrícula de escravos constante do Inventário de Libânia Maria de Jesus, de 1873. Fonte: Acervo do Arquivo Público de Paracatu

Curiosos, os estudantes viajaram no tempo ao verem na projeção documentos como o Alvará de elevação à categoria de Vila de Paracatu do Príncipe, de 1798, expedido pela Rainha de Portugal Da. Maria I (A Louca), a relação de matrícula de escravos de 1873, da Sra. Libânia Maria de Jesus, o recibo de pagamento ao funcionário responsável por acender os lampiões da cidade, datado de 1900, entre outras raridades.

A palestra proferida no Colégio Dom Elizeu faz parte do programa “ O Arquivo vai à Escola”, que visa ao despertar da comunidade quanto à preservação e à valorização do patrimônio histórico, e pode ser agendada pelo telefone (38)3671-5236 ou pelo site www.paracatumemoria.wordpress.com  , através do link fale com a gente.

(*) Carlos Lima é graduado em Arquivologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBa), é Pós-Graduado em Oracle, Java e Gerência de Projetos, é consultor em organização de arquivos e memória empresarial e exerce o cargo de Coordenador do Arquivo Público Municipal de Paracatu.

Anúncios

Uma resposta

  1. Parabéns Carlos, você sempre preocupado com a conservação da nossa história e sempre levando conhecimento aos nossos paracatuenses, siga em frente nessa incansável luta!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: