Projeto de criação do Arquivo Público de Quixeramobim, no Ceará, é aprovado pela Câmara Municipal

“Grande parte dos documentos encontra-se em péssimo estado de conservação e precisa passar por uma restauração”, diz membro da ONG IPHANAQ, voltada a cultura local

Por: Gabrielly Frutuoso – DRT-CE 5720 /Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Quixeramobim (*)

Antiga Casa de Câmara e Cadeia é a sede da Câmara Municipal de Quixeramobim, no interior cearense. Fonte: Diário Sertão Central / Dez. 2012

Antiga Casa de Câmara e Cadeia é a sede da Câmara Municipal de Quixeramobim, no interior cearense. Fonte: Diário Sertão Central / Dez. 2012

QUIXERAMOBIM (CE) – 13/12/2012 – Durante a penúltima sessão ordinária do ano, realizada no dia 05 de dezembro de 2012, vereadores votaram e aprovaram por unanimidade Projeto de Lei do Executivo que trata da criação do Arquivo Público Municipal de Quixeramobim, cidade localizada a 206 Km da capital Fortaleza.

O projeto obedece a Lei Federal de nº 8.159, segundo a qual é dever do Poder Público a gestão documental e a proteção especial a documentos de arquivos, como instrumento de apoio à administração, à cultura, ao desenvolvimento científico e como elementos de prova e informação.

Na ocasião, se utilizaram da Tribuna Livre os membros da ONG IPHANAQ, instituição sem fins lucrativos, fundada em 2004, tendo por missão institucional trabalhar a Cultura na perspectiva da formação e da produção de registros.

Segundo Ailton Brasil, membro da ONG, Quixeramobim possui um grande acervo de documentos dos séculos XIX e XX, nos quais constam informações sobre a epidemia de cólera de 1862, inúmeros registros relacionados à história de Padre Cícero e dados alarmantes sobre a alta mortalidade infantil na década de 40 no município. Brasil acrescentou ainda que grande parte desses documentos encontra-se em péssimo estado de conservação e precisariam passar por uma restauração. Há ainda arquivos do município que se encontram em posse do Estado e que devem voltar ao seu local de origem. Os maiores acervos existentes foram conservados pelas igrejas e carregam informações, por muitos desconhecidas, relacionadas à história de Quixeramobim e também do Ceará, já que o município foi um dos primeiros do Estado.

O membro do IPHANAQ e estudante da Universidade Estadual do Ceará – UECE, Gutierre Moreira, enfatizou que a criação do arquivo público proporcionará uma melhor conservação dos documentos, evitando seu extravio, facilitará o acesso desses dados a estudantes e pesquisadores, além de agilizar o encontro de informações.

O Presidente da Câmara, vereador Carlos Roberto Mota Almeida, participou do debate acrescentando que o atual prédio do Legislativo seria a melhor opção para sediar o arquivo público. Segundo o presidente, as atuais instalações da câmara já não comportam o numeroso público das sessões, além de não oferecerem acessibilidade e, por se tratar de um prédio histórico, atenderia bem as necessidades do arquivo público. Dr. Carlos afirmou que um de seus maiores objetivos como presidente da Casa era transferi-la para instalações mais adequadas. Surgiram possibilidades como a mudança para o atual prédio do Fórum José Pires de Carvalho e para o Memorial Antonio Conselheiro, ambas sem sucesso. O Presidente tentou uma terceira alternativa, a de ampliar as atuais instalações, aproveitando terreno localizado ao lado da Câmara e atualmente inutilizado. O arquiteto Fausto Nilo chegou a projetar a nova sede, no entanto a tentativa também não se concretizou.

Dr. Carlos concluiu agradecendo a participação da ONG e manifestando sua satisfação ao constatar a riqueza dos debates promovidos na Tribuna Livre durante todo o período desta legislatura.

(*) Publicado originalmente em 06/12/2012

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: