Livro casamento e sexualidade agora disponível no Arquivo Público para consultas

Por: Carlos Lima (*)

Casamento_e_sexualidade_A_Construção_das_Diferenças_Helen_UlhôaParacatu – MG – 20/09/2013 – Lançado em julho nas dependências da Secretaria Municipal de Cultura, em Paracatu, Casamento e Sexualidade: A Construção das Diferenças, é de autoria da Professora e Doutora em História, Helen Ulhôa Pimentel, que também é uma grande incentivadora quando o assunto é pesquisa nos documentos do Arquivo Público de Paracatu.

Riquíssimo em referências, inclusive por fundamentar-se em manuscritos do século XVIII, pertinentes à religiosidade e aos mecanismos de controle social da época (normas), entre outros fatores, o livro da escritora Helen vai fundo nas questões relacionadas ao casamento, à sexualidade e às relações conjugais daquele século.

A doação do exemplar de Casamento e sexualidade ao acervo do Arquivo Público Municipal é, segundo a própria autora, “uma devolução” dos resultados obtidos com a pesquisa realizada na fontes existentes na instituição. O título encontra-se disponível para a pesquisa no local (Rua Temístocles Rocha, 249, Próximo à Delegacia Civil), de segunda às sexta-feira, das 8h20 às 14h00.

Casamento_e_Sexualidade_Helen_Ulhoa_Orelhas

 

 

 

 

 

(*) Carlos Lima é graduado em Arquivologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBa), é Pós-Graduado em Oracle, Java e Gerência de Projetos, é consultor em organização de arquivos e memória empresarial e exerce o cargo de Coordenador do Arquivo Público Municipal de Paracatu.

Atenção! Caso queira publicar esta matéria, cite o autor.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: