20 de Outubro é dia do Arquivista!

Por: Carlos Lima (*)

Elaine Maciel, graduada em Arquivologia pela Universidade Federal Fluminense em junho de 2012. Foto: Acervo Pessoal / Blog Aluna de Arquivo

Elaine Maciel, graduada em Arquivologia pela Universidade Federal Fluminense em junho de 2012, exibe com orgulho o seu diploma. Foto: Acervo Pessoal / Blog Aluna de Arquivo

O ofício desse profissional que comumente é confundido com o de um guardador de documentos antigos e, como tal, não goza do mesmo prestígio conferido a outros trabalhadores, tem em sua data uma oportunidade magna para a reflexão e o conhecimento sobre seu papel perante a população.

A Lei 6.546/1978 é a que ampara as profissões de arquivista e técnico de arquivo. Em seu artigo 2º, cabem ao bacharel em Arquivologia – área integrante das Ciências da Informação – o planejamento, a organização e a direção de serviços de arquivo, o planejamento, a orientação e o acompanhamento do processo documental e informativo, participação na elaboração de novos documentos e o assessoramento na pesquisa científica e técnico-administrativa.

Embora a legislação tenha mais de três décadas de existência e desenhe um perfil aceitável pela grande maioria dos arquivistas, é unanimidade entre a classe que ainda existe um desconhecimento cavalar sobre a importância do trabalho realizado por eles enquanto gestores da informação útil não só para a preservação da memória de um povo, mas também como subsídio para a tomada de decisão.

Arquivistas em visita ao Centro de Documentação da CELG (antiga Centrais Elétricas de Goiás) em Goiânia. Foto: Acervo da CELG/ Jul. 2008

Arquivistas em visita ao Centro de Documentação da CELG (antiga Centrais Elétricas de Goiás) em Goiânia. Foto: Acervo da CELG/ Jul. 2008

A graduação em Arquivologia capacita o arquivista para atuar em diferentes ambientes de trabalho, haja vista que a grade curricular do curso é marcada pela interdisciplinaridade. É possível, assim, gerenciar informações históricas e atuais em órgãos públicos, empresas privadas e outras organizações. Ele poderá interagir com produtores e usuários da informação desde a geração dos dados, o trâmite, o arquivamento e a sua destinação final, ou seja, a guarda permanente ou descarte dos documentos.

O profissional está também gabaritado para promover ações de caráter educativo e cultural, como exposições, palestras, visitas guiadas a acervos, pesquisas e publicações, que tenham por finalidade a divulgação da memória institucional e do conhecimento acumulado, especialmente em Arquivos e Centros de Documentação.

Tantas atribuições, contudo, não imprimem à carreira do bacharel em Arquivologia um futuro de tranquilidade. A começar pela irrelevância que é conferida pela maior parte das pessoas aos arquivos de um modo geral. Estes só tem valor ou só são lembrados quando algum bem ou o direito de alguém está em questão. A importância cultural, por sua vez, é quase sempre esquecida e marginalizada por muitos gestores.

Estudantes do Colégio Equipe Objetivo Paracatu Augusto Gabriel e Natã Cordeiro em Pesquisa no Arquivo Público Municipal. Foto Carlos Lima/Acervo APMOMG/Ago. 2013

Estudantes do Colégio Equipe Objetivo em Paracatu-MG, Augusto Gabriel e Natã Cordeiro em Pesquisa no Arquivo Público Municipal. Foto Carlos Lima/Acervo APMOMG/Ago. 2013

O dia 20 de outubro é, portanto, um momento especial para agradecer aos arquivistas pela incomensurável contribuição que prestam a sua nação,  de forma a enfrentarem não poucas vezes as adversidades financeiras e culturais, mas sempre garantindo a disponibilização e a acessibilidade às informações em tempo hábil e sem perder de vista a preservação da memória.

(*) Carlos Lima é graduado em Arquivologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBa), é Pós-Graduado em Oracle, Java e Gerência de Projetos, é consultor em organização de arquivos e memória empresarial e exerce a função de Coordenador do Arquivo Público Municipal de Paracatu.

Atenção! Caso queira publicar esta matéria, cite o autor. Casa utilize as imagens, cite o fotógrafo e o acervo Arquivo Público de Paracatu-MG.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: