Uma funcionária de ouro

Por: Carlos Lima (*)

Servidora Maria Eni de Jesus realizando a secagem das costuras dos processos no Arquivo Público de Paracatu Foto Carlos Lima Set 2013

Servidora Maria Eni de Jesus realizando a secagem das costuras dos processos no Arquivo Público de Paracatu. Foto: Carlos Lima / Set 2013 / Acervo APMOMG

Paracatu-MG – 28/10/2013 – Professora, agente de saúde, assistente de arquivo e acima de tudo mãe, muitas são as experiências acumuladas pela servidora pública de 61 anos, Maria Eni de Jesus ao longo de sua carreira. E neste 28 de outubro, Dia do Servidor Público, a homenagem a esse trabalhador é contar um pouco da trajetória profissional desta nobre colega.

Dona Eni, como carinhosamente é chamada por todos no local de trabalho, prestou seus primeiros serviços à Prefeitura Municipal de Paracatu no ano de 1977, como professora na Zona Rural. Enfrentou com os demais colegas várias adversidades, entre as quais, atrasos de até seis meses no pagamento dos salários, dificuldades estas que ficaram marcadas em sua memória e a faz citar o nome do então Prefeito Dr. Almir Alaor Porto Adjuto, sob quem estava a responsabilidade em administrar o problema.

Após lecionar durante cerca de 1 ano na localidade da Fazenda Mucambo, no município de Paracatu, Dona Eni dedicou-se a outras atividades até retornar ao serviço público municipal em 1984  e permanecer por 14 anos como professora contratada para lecionar no Pré-Escolar Municipal Tia Áurea e posteriormente na Escola Bezerra de Menezes.

Em 1998, após aprovação em concurso público para o cargo efetivo de agente comunitário de saúde, a servidora Maria Eni de Jesus deixa de lado a área de ensino e passa, inicialmente lotada no PSF da Chapadinha e depois no PSF do Paracatuzinho, a visitar as famílias em suas residências, de forma a realizar assim a coleta de informações sobre a saúde das pessoas, entre outros serviços, que prestara inclusive recebendo elogios de alguns dos moradores daqueles bairros, principalmente quanto à pontualidade e interesse.

Servidora Maria Eni de Jesus no Arquivo Público de Paracatu - MG

Servidora Maria Eni de Jesus no Arquivo Público de Paracatu – MG

Fortes dores nos joelhos, entretanto, levariam a servidora a trilhar novos caminhos na municipalidade, de maneira que em maio de 2012 uma junta médica decide pelo reajustamento funcional da esforçada trabalhadora, que em julho daquele ano é transferida para o Arquivo Público Municipal.

Nesta última instituição, a servidora pública recebera treinamento e qualificação necessários para assumir a função de assistente de arquivo, e passou assim a executar, dentre outras atividades, atendimento geral ao público, tratamento documental (higienização, restauro, encadernação e identificação de documentos) e o auxílio durante as visitas de estudantes aos acervos do Arquivo Público.

Dona Eni, cuja aposentadoria está, segundo ela, prevista para maio de 2014, é um exemplo de servidora pública capaz de influenciar os colegas com sua dedicação e entusiasmo com que encara as rotinas diárias de trabalho. E como tal, merece juntamente com toda a categoria os parabéns por tantos e honrosos serviços prestados à população.

(*) Carlos Lima é graduado em Arquivologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBa), é Pós-Graduado em Oracle, Java e Gerência de Projetos, é consultor em organização de arquivos e memória empresarial e exerce a função de Arquivista do Arquivo Público Municipal de Paracatu.

Atenção! Caso queira publicar esta matéria, cite o autor. Casa utilize as imagens, cite o fotógrafo e o acervo Arquivo Público de Paracatu-MG.

Anúncios

3 Respostas

  1. PARABÉNS, PARABÉNS ENI E PARABÉNS A VC CARLOS.
    NOS PARACATUENSES QUE AMAMOS E QUE LUTAMOS POR PARACATU AGRADECEMOS MUITO A CONTRIBUIÇÃO QUE VOCÊ TEM DADO A COMUNIDADE DE NOSSA CIDADE. ESPERO QUE PESSOAS COMO VC VENHA EM DOBRO, PARA AJUDARMOS A PRESERVAR NOSSA MEMORIA E IDENTIDADE CULTURAL.

  2. Parabéns a Maria Eni e também ao Carlos, por esse grande trabalho. A homenagem ao servidor público sempre é valida e necessária. Sucesso!

  3. Parabéns a Maria Eni e ao Carlos, pela demonstração de carinho nesta homenagem ao Servidor público, ser grato é uma qualidade ímpar a tudo aquilo que fazemos com amor. Sucesso sempre…..

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: