Cadeiras de rodas tomam estacionamentos e motoristas acordam para a acessibilidade

Por: Carlos Lima (*)

Cadeira de Rodas estacionada na Rua Romualdo Ulhoa Tomba, no centro de Paracatu. Foto: Carlos Lima / Dez. 2013

Cadeira de Rodas estacionada na Rua Romualdo Ulhoa Tomba, no centro de Paracatu. Foto: Carlos Lima / Dez. 2013

Paracatu(MG) – 24/12/2013 – Quem foi de carro ao centro da cidade neste sábado (21) e tentou, com certa demora, a estacioná-lo, sentiu um pouquinho daquilo que a maioria dos deficientes físicos sofre todos os dias quando saem de suas casas: Suas vagas e seus acessos quase que sempre ocupados ou obstruídos por quem não lhe é de direito.

Com aproximadamente uma dezena de cadeiras de rodas em que se liam frases corriqueiras e de pretexto, do tipo “É só um pouquinho!”, “volto logo!”, “É rapidinho!”, voluntários e membros da Associação dos Deficientes Físicos de Paracatu (ADFP) e do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, além de proprietários de uma auto escola da cidade, saíram às ruas com o objetivo de despertarem a população e principalmente motoristas e motociclistas, quanto ao respeito à acessibilidade.

Cadeiras de rodas ocuparam vagas mais dispuadas pelos veículos na Avenida Olegário Maciel em Paracatu. Foto: Carlos Lima/Dez 2013.

Cadeiras de rodas ocuparam vagas mais dispuadas pelos veículos na Avenida Olegário Maciel em Paracatu. Foto: Carlos Lima/Dez 2013.

Em tom de protesto, vagas de estacionamento que normalmente são disputadas à cada minuto, foram ocupadas por cadeiras de rodas em pontos estratégicos, como na Feira Livre (Rua Romualdo Ulhôa Tomba), Praça Firmina Santana e Avenida Olegário Maciel. Como de costume, houve quem reclamasse e quem apoiasse a iniciativa.

De acordo com o Presidente da ADFP, Wilmar Lourenço da Silva (37), a campanha foi inspirada em outras já realizadas em algumas capitais, como Curitiba, no Estado do Paraná, e somente agora a sua realização foi possível em Paracatu, já que ele obteve apoio da Prefeitura e outras entidades interessadas na causa. Ainda segundo ele, a campanha com as cadeiras de rodas deve continuar a acontecer nas vias centrais e mais movimentadas do município, até que alcance o mínimo de sensibilização por parte dos condutores de veículos.

Silva ainda relatou que a Associação que preside tem-se reunido com a Prefeitura Municipal, com o intuito de garantir a construção de mais rampas de acesso e a implantação de sinalização, que irão melhorar a locomoção dos portadores de necessidades especiais.

Em Curitiba, no Paraná, as cadeiras de rodas com os dizeres em tom de ironia também tomaram os estacionamentos. Foto: Cubo Mágico Brasil/Nov. 2011

Em Curitiba, no Paraná, as cadeiras de rodas com os dizeres em tom de ironia também tomaram os estacionamentos. Foto: Cubo Mágico Brasil/Nov. 2011

Em editorial publicado recentemente por este colunista, intitulado “a acessibilidade posta em xeque”, chamou-se a atenção para as centenas de irregularidades detectadas nas calçadas da cidade, como muros que foram avançados sobre os passeios, rampas de garagem em desacordo com a Lei, churrasqueiras, mesas e cadeiras em local impróprio, falta de nivelamento nos passeios e a ausência de fiscalização contra esse flagrantes desrespeitos com os pedestres e especialmente com as pessoas com mobilidade reduzida.

(*) Carlos Lima é graduado em Arquivologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBa), é Pós-Graduado em Oracle, Java e Gerência de Projetos, é consultor em organização de arquivos e memória empresarial e exerce a função de Arquivista do Arquivo Público Municipal de Paracatu.

Atenção! Caso queira publicar esta matéria, cite o autor. Casa utilize as imagens, cite o fotógrafo e o acervo a que pertencem

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: