Dissertação de mestrado sobre comunidade quilombola de Paracatu é publicada e exemplares, doados ao Arquivo Público Municipal

Por: Carlos Lima (*)

Amados_Amaros_Uma_História_Quilombola_Mara_Ester_Santana

Paracatu(MG) 10/06/2015- Um dos requisitos para a consecução de pesquisas científicas no Arquivo Público Municipal é o compromisso de que o consulente doará a instituição uma cópia impressa ou digital do produto resultante de sua pesquisa, o que com frequência é feito através de um termo específico. Um amostra disto, é a recente doação de dois grandes títulos para comporem a Biblioteca de Apoio do local: A dissertação de mestrado Amados Amaros: A trajetória histórica, social e política de uma comunidade quilombola na garantia do direito a um território e o livro Amados Amaros: Uma história quilombola, ambos de autoria da Historiadora e Mestra em Desenvolvimento Social pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), Maria Ester Santana Silveira Nascimento.

Amados_Amaros_Uma_História_Quilombola_Mara_Ester_Santana_DisserNos títulos, a estudiosa discorre sobre a luta incessante das comunidades quilombolas em garantir seu direito à terra e a uma identidade própria. Nas palavras da escritora, “é a história dos Amaros, que continuam lutando por sua terra e por seu reconhecimento como sujeitos de direito”, afirma.

Os interessados em conhecer  a obra de Maria Ester, publicada pela Editora Appris ou a sua dissertação pela Unimontes, devem procurar o Arquivo Público Municipal de Paracatu, na Rua Temístocles Rocha, 249, Núcleo Histórico (próximo à Delegacia Civil) de segunda à sábado, das 8h00 às 18h00 ou adquirir o livro pelo site da editora http://www.editoraappris.com.br .

A instituição agradece à autora pela doação dos exemplares para integrarem o acervo e atenderem às pesquisa por parte da comunidade interessado no tema.

(*) Carlos Lima é graduado em Arquivologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBa), é Pós-Graduado em Oracle, Java e Gerência de Projetos, é consultor em organização de arquivos e memória empresarial e exerce a função de Arquivista do Arquivo Público Municipal de Paracatu.

Atenção! Caso queira publicar esta matéria, cite o autor. Casa utilize as imagens, cite o fotógrafo e o acervo a que pertencem.

Lançamento_e_venda_do_Livro_Amados_Amaros_de_Maria_Ester_Santana

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: