O nosso passado, a quem interessa?

Por: Iara Garcia Miranda (*)

Estagiária_Iara_Garcia_restaura_manuscrito_no_Arquivo_Público_de_Paracatu_Foto_Acervo_Pessoal_Set_2015_logo

A estagiária Iara Garcia restaura um documento de 1923 da Justiça Comum da Comarca de Paracatu, Minas Gerais, no Arquivo Público Municipal. Foto: Acervo Pessoal / Set. 2015

Paracatu-MG (25/09/2015) – A definição da palavra passado de acordo com o dicionário Aurélio é: antiquado, obsoleto. Mas será que tal definição está correta?

Num mundo tão moderno e tecnológico como o que estamos vivendo, as pessoas tem cada vez mais ignorado o seu pretérito. Um erro primário. São os nossos conhecimentos e aprendizados sobre este que determinam as nossas escolhas e suas possíveis consequências para o futuro.

Nessa corrida evolucionista, lugares como arquivos públicos perdem seu espaço. A desvalorização dos profissionais da área é cada vez mais crescente e visível. Ainda que busquemos aprimorar nossas tecnologias, não devemos jamais nos esquecer do nosso passado, pois nele está nossa história e nossas raízes. Tudo que nos cerca, possui história.

Tal desvalorização parte de nossos próprios governantes, que não priorizam verbas para órgãos direcionados à preservação da memória; como podemos esperar que uma sociedade reconheça o valor de tais locais se nossos líderes não o fazem?

E nessa luta solitária e inglória, me lembro de Freud: “Quanto menos alguém sabe sobre o passado e o presente, mais inseguro será o seu juízo sobre o futuro”.

(*) Iara Garcia Miranda é licenciada em História pela Universidade Federal de Ouro Preto e é estagiária no Arquivo Público Municipal de Paracatu – MG

Atenção! Caso queira publicar esta matéria, cite a autora. Casa utilize as imagens, cite o fotógrafo e o acervo Arquivo Público de Paracatu-MG.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: