Sede do Clube Engenhos na rodovia BR-040 imediações do Parque Municipal Florestal em Paracatu

Por: Carlos Lima (*Arquivista)

“Dia 22 de outubro – 9h00” com a participação do Super Cross (motocross), anunciava o Jornal de Paracatu em sua edição de 20 de outubro de 1995, sobre a inauguração do Engenhos Hotel Thermas Clube, ampla e nostálgica estrutura de lazer há apenas 10 Km da área urbana de Paracatu.

O complexo de lazer localizava-se no Km 49,5 da BR-040, no lugar conhecido como “Fazenda Bota”, conforme aponta o pesquisador e servidor público Sr. Eduardo Rocha. O atrativo oferecia, dentre outros equipamentos, toboágua, playground aquático, cogumelo, quadras de futebol de salão, campo society, campo de areia, quadra de vôlei, tênis, peteca e outros”, como noticiara O Jornal O Movimento em sua edição nº 96 de Junho de 1995.

Diretores e seus familiares no Engenhos Hotel Thermas Clube em Paracatu

O Parque Aquático contava com 25 dirigentes, dentre os quais os Srs. Antônio Oliveira (Sócio-Diretor), Fernando Moreira (Tesoureiro) e Wanderley Dayrell (Engenheiro Responsável), com o propósito principal de “levar à população da região um espaço destinado ao lazer e diversão, uma vez que Paracatu é carente nesta área”, afirmava a reportagem de O Movimento publicada em junho de 1995.

De acordo com o relato da servidora pública municipal Franciene Cruzeiro (41), o clube marcou sua juventude com grandes momentos de lazer e distração: “Pegavamos o ônibus da Transpar (empresa de transporte coletivo daquela época) e íamos ansiosos para desfrutar o toboágua”, relembra com saudosismo e emoção.

Engenhos Hotel Thermas Clube às vésperas de sua inauguração em outubro de 1995

Há indícios que o Engenhos Thermas Clube teria sido desativado ao longo do tempo, por motivos não mencionados nas fontes de pesquisa disponíveis. Fato é que empreendimentos como esse, além de possibilitar o entretenimento e a diversão para as pessoas, são também propulsores do turismo e da geração de emprego e renda para a cidade.

Fechado para o público por volta de 2008, o saudoso clube Engenhos em dias atuais

(*) Carlos Lima é graduado em Arquivologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBa), é Pós-Graduado em Oracle, Java e Gerência de Projeto e é conservador e restaurador de documentos. Elaborou este artigo a partir de suas pesquisas nos fundos documentais do Arquivo Público de Paracatu – MG.

Referências

O MOVIMENTO. Paracatu, p. 8. 15 Jun. 1995

JORNAL DE PARACATU. Paracatu, p. 12. 20 Out. 1995

O MOVIMENTO. Paracatu, p. 12. 15 Fev. 1998

Nota: Fotos colorizadas através de software do Portal MyHeritage in Color

Publicidade