Professora Vânia Alves com cópia de seu documento no Arquivo Público de Paracatu

Por: Carlos Lima(*Arquivista)

E o cotidiano deste estabelecimento arquivístico e de preservação da memória regional foi marcado com a simpática visita, na manhã desta quinta-feira(02), da Professora da Unimontes Campus Montes Claros, Vânia Alves (55).

Ao pesquisar nos periódicos do Arquivo Público Municipal, a docente de história daquela conceituada instituição de ensino localizou a publicação necessária para fazer valer seus direitos junto ao Governo do Estado.

Profa Vânia Alves emociona-se ao localizar a publicação de seu interesse no Arquivo Público de Paracatu

Diariamente, como é o caso da Professora que se emocionou ao localizar o que procurava, cidadãos tanto do município e da zona rural, quanto de cidades vizinhas e até do Distrito Federal, dirigem-se ao Arquivo Público de Paracatu com o propósito de identificar junto ao acervo algum documento que lhes possibilite direitos, como o da aposentadoria, o do sepultamento de um ente no cemitério local, dirimir questões relacionadas à terra, entre tantas outras finalidades.

O Arquivo Público Municipal cumpre assim importante papel social, especialmente por garantir acesso às fontes primárias de pesquisa e outros registros nele depositados por parte do Poder Público local bem como da própria sociedade civil.

Arquivo Público de Paracatu

Nosso papel é a sua memória!

Professora Vânia Alves em Pesquisa no Arquivo Público de Paracatu

(*) Carlos Lima é graduado em Arquivologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBa), é Pós-Graduado em Oracle, Java e Gerência de Projeto e é conservador e restaurador de documentos. Elaborou este artigo a partir de suas pesquisas nos fundos documentais do Arquivo Público de Paracatu – MG.

Publicidade