
Por: Carlos Lima (*Arquivista)
Após rodar pelos trilhos mineiros e se estabelecer em terras fluminenses, especificamente no SESC Grussaí em São João da Barra (RJ) para sua utilização turística, a charmosa locomotiva 210 fabricada em 1911 pela Baldwin Locomotive Works segue seu roteiro de resiliência.
Ainda no Estado do Rio de Janeiro, mais precisamente no município de Miguel Pereira, a histórica Maria Fumaça promete voltar a rodar em breve, num passeio turístico de 9 km entre seu novo endereço e o distrito de Governador Portela, apontam informações da Prefeitura local.

Por onde passa, o velho e conservado trem desperta a curiosidade do público e por força daquela lhe trouxe ao Brasil -a extinta Estrada de Ferro Paracatu! – continua a homenagear a cidade berço do Noroeste de Minas Gerais, Paracatu, a qual jamais recebera sua visita.
Protocolado junto à Prefeitura Municipal de Paracatu, desde julho passado, uma proposta de instalação de um memorial à nostálgica Estrada de Ferro Paracatu aguarda análise e parecer da Secretaria Municipal de Cultura.
Se a ideia vingar e o poder público torná-la numa realidade, o município poderá finalmente ganhar uma pequena estação de trem, uma locomotiva, trilhos e outros equipamentos que fazem alusão à memória ferroviária.
(*) Carlos Lima é graduado em Arquivologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBa), é Pós-Graduado em Oracle, Java e Gerência de Projeto e é conservador e restaurador de documentos. Elaborou este artigo a partir de suas pesquisas nos fundos documentais do Arquivo Público de Paracatu – MG, com publicações no site https://paracatumemoria.wordpress.com/.
REFERÊNCIAS
Prefeito André Português acompanha avanço do primeiro projeto de trem turístico do Estado do Rio de Janeiro. Disponível em: < https://www.entreriosjornal.com/…/prefeito-andre… >. Acesso em: 24 Ago 2022