
Por: Carlos Lima(*Arquivista)
Em 30 de maio de 1915, a edição de nº 230 do jornal Folha do Povo, de Paracatu, publicava em sua página de anúncios a propaganda da Officina Mechanica e Armeria, do Sr. Herbert Brieger, que dentre outros serviços explorava o ramo de fundição em bronze e latão, como se encontra na imagem deste post.
Localizada na histórica Rua Direita, mais tarde Rua Dr. Seabra e hoje Rua Joaquim Silva Pereira, o Sr. Brieger também fabricava cofres e consertava gramophones, espécie de vitróla ou similar.
Essencialmente textual e composto por algumas iluminuras, que ornamentavam aquela simples impressão tipográfica, era comum ler-se, como neste caso, a frase “preços baratíssimos”, para conquistar o consumidor.
(*) Carlos Lima é graduado em Arquivologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBa), é Pós-Graduado em Oracle, Java e Gerência de Projeto e é conservador e restaurador de documentos. Elaborou este artigo a partir de suas pesquisas nos fundos documentais do Arquivo Público de Paracatu – MG, com publicações no site https://paracatumemoria.wordpress.com/
Referência
FOLHA DO POVO. Paracatu, p. 4. 30 Maio 1915.