Histórico

O desejo de ver preservada a história do município de Paracatu motivou o surgimento de uma comissão composta por Maria da Conceição Amaral Miranda de Carvalho (Cecé), Helen Ulhôa Pimentel, Maria das Graças Caetano Jales (então Diretora-Presidente da Casa da Cultura de Paracatu), Suely Assunção Silva, Petrônio Costa, Max Ulhôa e Letícia Lepesquer Cordeiro, para a consecução dos estudos iniciais de implantação do Arquivo Público Municipal e Histórico de Paracatu. A sua criação deu-se aos 24 de junho de 1994, na gestão do então Prefeito Manoel Borges de Oliveira, e mais tarde, passou a ter o amparo legal do Decreto nº 2.230/95, e em 04 de outubro de 1995, recebera a denominação que permanece até hoje: Arquivo Público Municipal Olímpio Michael Gonzaga, conforme a lei nº 2.156/1997, sancionada pelo então Prefeito Almir Paraca. O órgão, subordinado à Fundação Municipal Casa da Cultura de Paracatu e que antes se encontrava localizado no antigo sobradinho da Praça do Santana, passou a ocupar, desde 1º novembro de 2007, uma casa recém reformada, situada na Rua Temístocles Rocha, nº 249, Centro, que apresenta melhores condições para a guarda do seu acervo. 

 

 

 

3 Respostas

  1. Lana Melo Franco Santiago | Resposta

    Parabéns Carlos pelo trabalho desenvolvido em prol do Arquivo Público.

    Você nos enche de orgulho! Abraços…Lana Melo Franco(diretora presidente da Casa de Cultura

  2. Ótima iniciativa. Aqui no DF, Paracatu é uma cidade muito querida e se comenta sua riqueza histórica e as delícias mineiras da região.

  3. FRANCISCO DA PAZ MENDES DE SOUZA | Resposta

    PARABÉNS PELA AQUISIÇÃO DO VASTO E RIQUÍSSIMO ARQUIVO DO MEU AMIGO OLIVEIRA MELLO. ELE FICOU MUITO FELIZ COM ESSA INICIATIVA. ESPERO QUE ESSE ACERVO SEJA BEM-CUIDADO PORQUE FOI TRABALHO DE UMA VIDA COLETANDO INFORMAÇÃO SOBRE NOSSA VELHA PARACATU E NOSSA REGIÃO NOROESTE DE MINAS. TENHO EM OLIVEIRA MELLO, MAIS QUE UM AMIGO, MAS UM PAI, UM MESTRE, UM MINEIRO INCOMPARÁVEL.

    HISTORIADOR XIKO MENDES
    Membro Efetivo da ACADEMIA DE LETRAS DO NOROESTE DE MINAS,
    CADEIRA BRASILIANO BRAZ.
    AUTOR DE 12 LIVROS, 4 DOS QUAIS SOBRE HISTÓRIA DE FORMOSO-MG, MINHA TERRA NATAL.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: