Arquidicas

Dicas para você cuidar melhor do seu arquivo e de seus documentos!

Arquidica nº 1) Fitas adesivas: Jamais aplique fitas adesivas (durex, isolante, crepe) sobre seus documentos. Caso faça necessário, procure pelas chamadas fitas “acid free”, que possuem cola livre de ácidos, ou seja, neutra.

Arquidica nº 2) Prendedores metálicos: Evite utilizar clip e/ou grampo metálicos, pois sua oxidação (ferrugem) deteriora a superfície do papel. Aconcelha-se utilizar clip plástico, que não sofre oxidação.  Quando for adquirir pastas suspensas, prefira sempre aquelas que vem com prendedores plásticos.

Arquidica nº 3) Caixa arquivo: Na hora de escolher uma caixa arquivo, dê preferência as de polipropileno (plástico) transparente, pois são desprovidas de ácidos e de pigmentos, que são nocivos à documentação.

Aquidica nº 4) Cupons termo sensíveis (aqueles geralmente na cor amarela ou branca impressos em papel de fax, que se apagam com o tempo): Evitar que tais registros desapareçam com o passar dos dias é quase impossível, dadas as variações térmicas, de luz e de manuseio a que estão expostos. Mas, recomenda-se sempre a emissão de uma fotocópia do documento ou mesmo a sua digitalização, para consultas ou comprovações posteriores.

Arquidica nº 5) Fita adesiva colada no documento: Para fazer a sua remoção, recomenda-se o emprego de um secador de cabelo, que emitira ar quente sobre a fita adesiva e esta poderá ser retirada da superfície do documento com maior êxito e, provavelmente, sem grandes prejuízos à informação e ao suporte (papel). Arquidica descoberta e sugerida pelo auxiliar de arquivo Valtiére Freitas (Servido do Arquivo Público de Paracatu)

A coluna Arquidicas virá com outras informações em breve e lembre-se, cuide bem de seus documentos, eles são a sua memória e a história de sua organização!

Uma resposta

  1. Olá Carlos,
    Boas as dicas. Sobre a dica n°3 creio que seja mais indicado (principalmente para climas quentes como em Paracatu) caixa arquivo em papelão. As de plástico retém a umidade dos documentos que acabam se condensando na própria caixa.
    Outra dica poderia ser: Quando for criar um documento permanente usar papel neutro.

    *Sou Bacharel em Arquivologia pela UnB/Curso História na UnB/ e sou paracatuense.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: